13 livros de cerveja indispensáveis

Para os amantes da cultura cervejeira, não basta degustar, é preciso conhecer esse vasto universo da cerveja. Hoje, 2 de abril, Dia Internacional do Livro, é uma ótima data para aprender um pouco mais com a ajuda das obras escritas sobre a bebida. Para ajudar você nessa busca pelo conhecimento, preparamos uma lista com 13 livros de cerveja indispensáveis que não podem faltar na sua biblioteca. Escolha o seu e abra aquela garrafa para acompanhar a leitura. Cheers!

Livros sobre cerveja: confira a lista completa de obras publicadas no Brasil em português

Não deixe de conferir Livros Para Bebemorar o Dia da Biblioteca , onde listamos alguns lançamentos e outros títulos de livros sobre cerveja!!!

 

Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado)

O livro é uma base de conhecimento vasta e didática sobre cerveja, ideal para iniciantes no assunto. De autoria do mineiro Ronaldo Morado, fala sobre a história, processo de produção, estilos, e as culturas de países tradicionalmente cervejeiros. Uma obra completa indispensável para todo o cervejeiro.Larousse-da-Cerveja

Guia Ilustrado Zahar de Cerveja (Michael Jackson)

Um dos maiores nomes da cerveja no mundo é Michael Jackson, jornalista britânico conhecido como Beer Hunter (não, esse Michael não dança e não bebe Pepsi). E a fama não veio por acaso. Ele deu importantes contribuições para a cultura cervejeira, caçando e catalogando muitas cervejas e estilos pelo mundo. Ele também escreveu diversos livros de cerveja mas, ironicamente, nenhum foi traduzido para o português. Uma das poucas obras  do mestre na nossa língua hoje é o Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, que é bastante curto e simplificado. Mas já vale por dar acesso às palavras do Michael da cerveja.

guia ilustrado zahar cerveja

1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer (Adrian Tierney-Jones)

Da série “1001”, este livro traz a descrição detalhada de 1001 cervejas que você não pode deixar de beber. Com uma lista bem completa, inclui cervejas de vários países, inclusive o Brasil que é representado pela Baden Baden, Bamberg, Dado Bier, Colorado, Eisenbahn e Xingu. Um prato cheio para quem quer conhecer as melhores cervejas do mundo, mas precisava de uma lista para guiar a experiência.

Cover_1001beers_BR.pdf

A Mesa do Mestre Cervejeiro (Garret Oliver)

Este livro de cerveja é a bíblia da harmonização. Nele, o famoso mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery (Nova York), Garrett Oliver, mostra como a cerveja é um elemento importante na gastronomia. Em uma leitura divertida e graciosa, Oliver comprova a versatilidade da cerveja na combinação com alimentos. Se você é um apaixonado por gastronomia e cerveja, não pode deixar de ler.

a mesa do mestre cervejeiro

The Oxford Companion to Beer (Garret Oliver)

Este compêndio traz mais de 1.100 tópicos de A à Z, explicando cada um deles de forma detalhada. Aqui, Garret Oliver aparece novamente, apesar de ser apenas o curador, já que o livro foi escrito por vários especialistas em cervejas. O livro traz a participação de Marcelo Carneiro da Rocha, da Cervejaria Colorado, como um dos seus colaboradores. Em resumo, uma enciclopédia cervejeira de primeira linha!

the oxford companion beer

Cerveja e Filosofia (Steven D. Hales)

Nem todos os livros de cerveja são técnicos ou guias. Cerveja e Filosofia não trata de história da cerveja ou estilos, é uma proposta à reflexão acerca da bebida e sua importância na sociedade. Com artigos de diversos especialistas – entre eles filósofos e bebedores profissionais – que analisam a importância dessa bebida na sociedade e porque a cerveja é considerada essa bebida democrática e socializadora que todos conhecemos. Um livro essencial para entender a cultura cervejeira sob um ponto de vista filosófico.

cerveja e filosofia

O Catecismo da Cerveja (Conrad Seidl)

O jornalista austríaco Conrad Seidl, considerado um dos Papas modernos da bebida, tira as dúvidas mais comuns sobre cerveja, de uma forma simples e bem-humorada. O Catecismo da Cerveja mostra de forma clara, fácil e divertida os principais conceitos referentes à cerveja. Recomendado para iniciantes (foi uma das primeiras obras sobre cerveja em língua portuguesa).O-Catecismo-da-Cerveja

Tasting Beer: An Insider’s Guide to the World’s Greatest Drink (Randy Mosher)

Para aqueles que desejam aprender a degustar cerveja, o guia escrito pelo grande Randy Mosher é uma das referências nessa área. Mais conhecido pela criação dos rótulos da Colorado, Mosher disseca os aromas e sabores da cerveja, relacionando-os com os processos da produção. O leitor vai aprender a identificar sabores, aromas e saber como cada decisão do mestre cervejeiro influencia no produto final, como a escolha dos grãos, fermento e lúpulo. Além disso, Tasting Beer também traz um guia de estilos detalhado pra ajudar no conhecimento das mais variadas cervejas.Tasting Beer_An Insiders Guide to the Worlds Greatest Drink

The Complete Homebrew Beer Book (George Hummel)

Se você é daqueles que gostam de dar um passo adiante e, além de beber a cerveja, quer fazê-la em casa, esse livro vai te ajudar. Por mieo de simples passos e mais de 200 receitas simples, George Hummel ensina o processo e os macetes para fabricar em casa, com equipamentos simples, essa bebida milenar.

The Complete Homebrew Beer Book

How to Brew: Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time (John Palmer)

Este é um livro de cerveja imprescindível para quem deseja iniciar na arte de fazer a bebida em casa. Nele, John Palmer explica, passo a passo, todo o processo cervejeiro, de uma forma didática e organizada.How to Brew_Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time

The Complete Joy of Homebrewing (Charlie Papazian)

Charles Papazian, presidente e fundador da Brewers Association, também lançou um livro de cerveja para os iniciantes na prática de fazer a bebida. No livro você encontra a descrição desde o processo mais básico até os mais elaborados, com receitas e dicas para quem quer se aventurar nessa arte.

The Complete Joy of Homebrewing

O Atlas Mundial da Cerveja (Tim Webb e Stephen Beaumont)

Esse atlas traz informações detalhadas sobre cerveja, passando pela sua história, seus processos de fabricação, tendências e análise de mais de 500 cervejas de mais de 30 países incluindo o Brasil. O guia detalhado tem um capítulo especial sobre nosso país, onde aparecem cervejas da Abadessa, Coruja, Bamberg, Bodebrow, Falke e Way, todas degustadas pelos autores. 

o-atlas-mundial-da-cerveja

O Livro da Cerveja (Tim Hampson)

O Livro da Cerveja é um dos vários guias da bebida pelo mundo. Organizado por Tim Hampson, presidente da Associação Britânica de Escritores de Cerveja (British Guild of Beer Writers), contou com a participação de especialistas para visitar mais de 800 cervejarias espalhadas por todo o mundo, além de avaliar 1.700 cervejas dos mais variados estilos. O livro apresenta mapas, fotos, sugestões de roteiros e glossário, mostra quais foram as cervejas consideradas melhores, além de trazer dicas para realçar o sabor da bebida com comidas adequadas.o-livro-da-cerveja

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *