Pular para o conteúdo

Ballast Point Sculpin IPA passa a ser produzida e vendida no Brasil

A cerveja Ballast Point Sculpin IPA começou a ser vendida na manhã desta quarta-feira (26) aqui no Brasil. O site da Cervejaria Prússia foi o primeiro ponto de venda a oferecer o produto, como havia anunciado na sexta-feira (21) a jornalista Fabiana Arreguy no programa Sextou Happy Hour da Rádio CDL FM de Belo Horizonte (102,9 FM). Ela está sendo oferecida em latas de 473 ml, disponíveis individualmente a R$ 24,99 a unidade ou em combos variados.

A cerveja em questão é o primeiro lote da produção da Ballast Point no Brasil. Ela será produzida na cervejaria Stadt Jever, também da capital mineira, a partir de um contrato recentemente firmado com a marca norte-americana. “Infelizmente esse lote experimental não é tão grande”, explicou no programa Miguel Carneiro, fundador e mestre cervejeiro da Stard Jever. Por isso, vale a pena correr para garantir a sua!

>> Inscreva-se na newsletter do BarDoCelso.com e receba semanalmente notícias sobre o mercado, cultura da cerveja e muito mais

A cerveja deve estar disponível também em pontos de venda físicos em Belo Horizonte a partir de 15 de julho, como o site e loja Mamãe Bebidas e a rede de supermercados Verdemar. Mas já está sendo negociada com outros pontos de venda do país, principalmente de São Paulo, explica Carneiro.

Também haverá uma festa de lançamento no bar Stadt Jever, em Belo Horizonte, neste domingo (30) a partir das 13 horas, explica Carneiro. O evento deve contar com bandas de rock e os primeiros 50 litros de cerveja serão bonificados para os primeiros a chegarem na festa, disse o cervejeiro no programa de rádio.

Ballast Point Sculpin IPA no Brasil

“É quase um sonho a gente ser escolhido para fazer as produções da Ballast Point no Brasil”, disse no programa de rádio Miguel Carneiro, que também é fundador da Cervejaria Novo Brasil, em San Diego, na Califórnia (EUA) e pai dos fundadores da Wäls, Thiago e José Felipe Carneiro, comprada pela Ambev em 2015.

Ele também revelou que a ideia inicial da produção nacional da cervejaria norte-americana foi do Paulo Fürst, um dos fundadores da Cervejaria Fürst, de Formiga (MG). A primeira cerveja a ser produzida é a Sculpin IPA, rótulo icônico, que manterá a identidade visual original. Paulo foi o responsável também por levar a amostra aos Estados Unidos para aprovação por parte dos representantes da Ballast Point.

Foi revelado também que o contrato é por tempo indeterminado e apesar da Sculpin IPA ser a primeira cerveja, outras do portfólio americano poderão ser incluídas com o tempo.

“A cerveja está completamente fiel a de lá”, disse Caneiro quando perguntado se a receita é a mesma da versão americana. “Às vezes tem algumas observações. Eles fizeram sugestões pequenas, deixando alternativas de malte e lúpulo para a produção nacional”, completou. Miguel também revelou que parte dos lúpulos utilizados são super frescos, colhidos há poucos meses na Fazenda Cervejeira, onde o filho, José Felipe, está cultivando a plantação em Belo Horizonte.

Ballast Point agora é cigana

A Ballast Point encerrou sua produção em fábrica própria em abril deste ano e passou a adotar o modelo de produção sob contrato em outras fábricas — modelo que costumamos chamar de produção cigana aqui no Brasil. A planta própria, que fica em San Diego, foi adquirida recentemente pela Athletic Brewing, especializada em produção de cerveja sem álcool. Assim, a Athletic pretende duplicar a produção. Ela recentemente figurou no ranking das dez maiores cervejarias dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *