[Texto originalmente publicado na revista Bom Gourmet, encartada na Gazeta do Povo desta quinta-feira (20). A revista circula sempre na terceira quinta-feira de cada mês]
Feijoada não é só feijão. Há o tempero especial, as carnes, os embutidos… Resultado de um caldeirão cultural que ao longo da história fez desse um prato tipicamente brasileiro. E para acompanhar bem, o ideal é encontrar uma cerveja à altura dessa diversidade. O resultado pode ser uma experiência muito mais gratificante.
Para poder equilibrar com a potência de sabores de uma feijoada, a cerveja deve ser igualmente intensa, propondo uma combinação com o elemento mais forte do prato. Caso os temperos herbais e o feijão sejam a característica dominante, o prato combina com bebidas de presença maltada, de lúpulo preferencialmente herbal também, mas não tão torradas ou doces que se sobressaiam à comida. Além disso, a carbonatação de aluguns rótulos pode fazer milagres ao cortar a gordura, preparando a boca para uma nova garfada.
Leia mais sobre as dicas de harmonização na Coluna Bar do Celso no site do Bom Gourmet
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso