[Olá, pessoal. Esse é mais um guest post, texto convidado, que publico no Bar do Celso. A ideia é ter contribuições variadas por aqui, alguns textos de pessoas que eu convido para escrever e outros de leitores que se candidatam. O convidado de hoje é o Edson Carvalho Jr, sommleier de cervejas pelo Instituto da Cerveja, gerente de marketing do Mestre-Cervejeiro.com e editor do blog Viajante Cervejeiro. Ele esteve no IPA Day Brasil, em Ribeirão Preto, e conta para a gente como foi a festa.]
“A festa mais amarga do Brasil”, este foi o slogan do IPA Day Brasil 2013 que aconteceu neste sábado (03) em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. No melhor estilo Open Bar, a festa contou com 11 cervejarias e 22 rótulos de India Pale Ale e suas variações. O copo, parecido com um pote de pepino em conserva, fez sucesso entre os cervejeiros que o encheram e o esvaziaram várias vezes durante o dia.
De acordo Rafael Moschetta (Academia de Ideias Cervejeiras/Cervejaria Colorado), um dos organizadores do evento, estavam presentes 1.400 lupulomaníacos, fazendo do IPA Day Brasil a maior festa deste estilo no mundo. Aliás, a organização foi impecável e muito elogiada.
Se vai beber, tem que comer. Na parte gastronômica era possível variar entre os sanduíches da Komburguer e as deliciosas coxinhas do Vila Dionísio, famoso bar cervejeiro da cidade. Uma barraquinha de churros de doce de leite também estava por lá amaciando as gargantas amargas de tanto lúpulo.
O Rock and Roll rolou e foi direto. Fred Sunwalk e a banda Microbius Experience levantaram a galera com músicas e performances dignas de Rock Stars.
A melhor cerveja do IPA Day Brasil
Um caderninho contendo todas as cervejas e suas características foi entregue na entrada do evento e serviu como um guia de degustação. Na saída os participantes votaram na cerveja Destaque do Ano.
E não é que a Cacau IPA, desenvolvida pela paranaense Bodebrown em parceria com a norte americana Stone Brewing, foi eleita a melhor cerveja do IPA Day Brasil? Para aqueles que estavam na festa, esta notícia não foi uma surpresa. A única fila para pegar cervejas era na KombIPA, da Bodebrown, que trabalhou intensamente durante todo o dia. Outra atração foram as duas cervejas colaborativas elaboradas pela Tarantino MultiBeer e Odell Brewery, do Colorado, EUA.
Agora é esperar ansiosamente pelo IPA Day Brasil 2014. Quem não foi neste, se programe para o próximo. Vamos encher nossos copos de lúpulo.
[Eu pedi para o Edson escrever esse texto, mas você também pode participar desse espaço. Envie para mim um resumo do assunto do qual pretende escrever pelo e-mail [email protected]. Aí combinamos tudo: forma, fotos, tamanho, prazos, etc. Claro, o assunto deve ter a ver com cerveja de algum modo e, também, e o texto deve ser de preferência inédito. Mas é bom lembrar que me reservo o direito de não publicar um texto, caso não fique de acordo com os combinados, ou mesmo de editar o material. Participe!]
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Pingback: Cerveja Colorado Vixnu e IPA Day com Rafa Moschetta – Beercast #59 | BeerCast Brasil