A área destinada à produção de lúpulo nos Estados Unidos, preparada para a colheita agora em 2024, caiu 18% em relação a 2023, conforme um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA. Essa queda significativa pode sinalizar uma mudança na indústria de lúpulo e indicar uma perspectiva negativa para o mercado cervejeiro num futuro próximo, já que o lúpulo tem poucos usos comerciais fora da produção de cerveja, segundo reportagem publicada no site da Forbes norte-americana.
Segundo Shanleigh Thomson, uma veterana de 12 anos na indústria de bebidas alcoólicas e atual chefe de vendas da Roy Farms, o estoque de lúpulo tem se acumulado desde 2016. Antes disso, havia uma escassez de lúpulo devido ao crescimento explosivo da cerveja artesanal. Para combater essa escassez, fornecedores incentivaram as cervejarias a firmar contratos de compra de lúpulo, especialmente para variedades populares como Citra e Mosaic. Muitos cervejeiros superestimaram seu crescimento e assinaram contratos excessivos, levando a um excesso de oferta.
Redução de Área Plantada de produção de lúpulo
Apesar do excesso de oferta, houve resistência em reduzir a área plantada, pois o lúpulo leva até três anos para produzir cones adequados para a cerveja. A redução de quase um quinto na área plantada em 2024 parece ser um reconhecimento tardio de que a demanda não acompanhará a oferta no futuro próximo.
A produção de lúpulo nos EUA é altamente concentrada, com 47,1% das terras controladas por duas empresas. Os pequenos agricultores, contratados para cultivar lúpulo para grandes fornecedores, são os mais afetados pela redução. Muitos investiram em equipamentos caros, específicos para o cultivo de lúpulo, e agora enfrentam poucas opções de uso para esses equipamentos, além de encontrar desafios para diversificar para outras culturas como maçãs e uvas, que também estão em excesso no mercado.
Thomson prevê grandes mudanças na forma como o lúpulo é fornecido. Os agricultores podem buscar contratos diretos com cervejeiros, evitando intermediários, e pode haver um impulso para variedades públicas de lúpulo, como Cascade e Centennial, que estão mais sob controle dos agricultores.