A Brasil Brau 2024 transformou o Pavilhão 5 do São Paulo Expo em um hub de inovação, networking e fechamento de negócios. Realizada em São Paulo de 11 a 13 de junho, o maior evento da indústria cervejeira contou com um público recorde de mais de 9 mil pessoas e a feira gerou impressionantes R$ 160 milhões em negócios, segundo informações da GL Events Exhibitions, que organiza o evento.
Estive lá no primeiro dia e confesso que tive uma boa impressão. O evento me pareceu muito semelhante ao de 2022, em tamanho e qualidade, o que é um ótimo sinal em um contexto de mercado que está em baixa. Além disso, vi muita aposta em inovação, com produtos diferentes e novas tecnologias — o que acredito ser a função de eventos como esse.
Preparei um resumo de alguns destaques do evento.
Recorde de Inscrições no Congresso de Ciência e Tecnologia Cervejeira
A 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC) viu um aumento de 42% nas inscrições em comparação com 2022, atraindo 350 congressistas, segundo números da organização. Com curadoria do Instituto da Cerveja (ICB) e palestras de renomados especialistas como Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, o congresso destacou as novidades e tendências do setor.
Inovações e Negócios em Alta na Brasil Brau 2024
Os corredores do evento estavam repletos de visitantes ansiosos para explorar as 150 marcas e 106 expositores presentes. Segundo Gabriel Pulcino, gerente da GL events e organizador do Brasil Brau 2024, o evento atingiu todas as expectativas, apresentando novas tecnologias, equipamentos e insumos, além de reunir importantes nomes do mercado nacional e internacional.
Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), ressaltou a importância do evento:
“A Brasil Brau deveria ser realizada todos os anos. É o ponto de encontro essencial para quem trabalha no setor cervejeiro.”
Tecnologia e Sustentabilidade em Foco
Entre as inovações apresentadas, destacaram-se as cervejas artesanais zero álcool e sem glúten, além de práticas sustentáveis e novas tecnologias de gestão e envase. A inteligência artificial também teve um papel de destaque, com soluções avançadas para o setor.
A USAHops, Associação de Produtores de Lúpulo dos Estados Unidos, trouxe novidades sobre a produção de lúpulo, enquanto a apresentação do Anuário da Cerveja 2024 revelou um crescimento significativo da indústria cervejeira brasileira, com mais de 15 bilhões de litros produzidos e 1.847 cervejarias ativas.
Falando em lúpulo, O Grupo Petrópolis, apresentou o programa de desenvolvimento de lúpulo no Brasil, que vem sendo trabalhado desde 2018. Leonardo Pena, especialista em Inovação de Cerveja e Produção do Grupo, esteve no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira. O programa enfrenta desafios como a adaptação do lúpulo ao clima brasileiro e a criação de maquinários específicos, mas já possui plantações significativas na Serra Fluminense e em Uberaba (MG).
O projeto visa não apenas à produção própria, mas também ao incentivo da cultura de lúpulo entre pequenos agricultores. Técnicas inovadoras, como a iluminação artificial que permite duas safras anuais, são compartilhadas para aumentar a produção local. O Grupo Petrópolis já desenvolveu tecnologias para a produção de lúpulo na forma de pellets, aceitos pelas cervejarias, e continua a adaptar técnicas de manejo para as condições brasileiras, promovendo um avanço significativo na autossuficiência dessa matéria-prima essencial.
Inovação em malte
A maltaria finlandesa Viking Malt, junto com sua representante VKBRMalts, apresentou o conceito Rotator Blend e lançou o Sprau, um malte de fava que promove uma produção de bebidas mais sustentável, apoiando a biodiversidade e melhorando a qualidade do solo devido à capacidade da fava de aderir nitrogênio.
No evento, a Viking Malt destacou a inovação e sustentabilidade do Sprau, que beneficia toda a cadeia produtiva de cerveja. Os visitantes puderam esclarecer dúvidas com Jonas Tallqvist, Diretor Executivo de Vendas da Viking Malt, e degustar uma cerveja produzida com o Sprau pela Maku Brewing, da Finlândia. Os sócios da VKBRMalts no Brasil ressaltaram a importância desse lançamento para consolidar a presença da empresa no mercado nacional.
Educação e Conteúdo de Qualidade
O Brewer Lounge foi o centro de palestras gratuitas e inovadoras, abordando temas como sustentabilidade, diversidade e novas tendências de consumo. Nomes como Andressa Azevedo, da Ambev, e Ian Nunjara, da MSD, Edu Senna, podcast Hora do Gole, compartilharam insights valiosos com o público.
Solidariedade e Reconhecimento
Na Brasil Brau 2024, a Abracerva, com apoio da Rede Craft e da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), lançou a plataforma “Juntos pela Cerveja Gaúcha”. O site visa centralizar a arrecadação de fundos para a reconstrução das cervejarias do Rio Grande do Sul afetadas por enchentes. A iniciativa inclui um selo unificador para uso em campanhas e produtos, simbolizando a solidariedade do setor.
A plataforma, acessível em www.juntospelacervejagaucha.com, funcionará como um hub de solidariedade, organizando doações diretas, leilões online e eventos para arrecadação de fundos. A Abracerva gerenciará uma conta exclusiva para assegurar a distribuição justa e transparente dos recursos. O site também fornecerá atualizações sobre as campanhas e os valores arrecadados, promovendo a união e a recuperação econômica do setor cervejeiro local.
Além disso, a 4ª Edição da Copa Cerveja Brasil premiou os melhores rótulos do país, com a Amburana Dream Lager, da cervejaria LBS, levando o ouro como a melhor cerveja de todas as categorias.
Brasil Brau 2024 entregou o que prometeu
Sem dúvida, o balanço foi positivo e a Brasil Brau 2024 entregou o que prometeu: negócios, tecnologia e networking. É bom ver que um evento tão importante quanto esse resiste ao contexto não tão favorável. A promessa da organização é ainda mais inovações e crescimento para as próximas edições.
A Brasil Brau 2024 teve a Fermentis como patrocinadora oficial, com o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) na curadoria do CBCTEC e apoio da Abracerva. Engarrafador Moderno, Revista da Cerveja, Bolachas para Chopp, Remembeer e Science of Beer foram os apoiadores de mídia, e o Mercure Hotel foi o hotel oficial do evento.