Nesta segunda-feira (5) aconteceu no Empório Alto de Pinheiros em São Paulo uma degustação das cervejas da Oskar Blues, cervejaria que é uma das pioneiras no uso de latas nos Estados Unidos. A importação fica a cargo da Beer Concept, a mesma que está trazendo Founders para o Brasil. Nesse primeiro embarque com cadeia totalmente refrigerada, serão nove cervejas em lata (seis delas também no formato chope) que chegam pela primeira vez no país. A cultuada Ten Fidy, a Russian Imperial Stout emblemática da cervejaria, nota 100 no Ratebeer, deve vir no segundo conteiner em janeiro.
A Oskar Blues começou como Oskar Blues Grill & Brew Restaurant, fundado por Dale Katechis em Lyons, Colorado em 1997. Dois anos depois, ele começou a produção de cerveja no porão do restaurante e assim surgiu o brewpub. Em 2002 eles lançaram sua primeira cerveja em lata, a Dale’s Pale Ale. Para muitos historiadores, a primeira cerveja artesanal em lata envasada pela própria cervejaria, sem uma terceirização. Independente do fator histórico, foi uma das pioneiras e hoje lança todos seus produtos em latas e chope, nada de garrafas. Atualmente são três unidades da Oskar Blues nos Estados Unidos: Longmont (Colorado), Brevard (North Carolina) e em Austin (Texas).
Dentre as cevejas degustadas (veja abaixo), meu destaque vai para a clássica Dale’s Pale Ale, APA muito bem equilibrada e agradável; a cítrica Passion Fruit Pinner IPA, uma Session IPA com suco de maracujá, que vai de encontro com a tendência internacional das Citrus IPA – estilo que leva frutas cítricas para reforçar os aromas dos lúpulos americanos; e a Oskar Blues IPA, bastante agradável mostrando todo o frescor dos lúpulos muito bem conservados pela cadeia refrigerada.
As demais cevejas degustadas foram Mama’s Little Yella Pils (Bohemian PIlsener), Pinner Trowback IPA (Session IPA), G’Knight (Double IPA), Beerito (Vienna Lager), Priscilla (Witbier) e Old Chub (Scoth Ale).
“Uma cervejaria pioneira no uso das latas como embalagem de cervejas especiais desde 2002, sendo hoje o formato que vem revolucionando o mercado por sua versatilidade e capacidade de preservar as características originais das cervejas”, comentou Rodrigo Mendes, sócio-proprietário da Beer Concept
“A simples chegada da Oskar Blues ao Brasil já é, definitivamente, motivo de enorme comemoração. Ainda mais em cadeia refrigerada e com preços extremamente atrativos. O que dizer, então, do fato de fazermos o lançamento com nada menos que 9 rótulos de uma só vez, com direito a cervejas sazonais e exclusivas? E se, além disso tudo, eu disser que as novidades não param por aí?”, comentou Daniel Dinelli, sócio-proprietário da importadora Beer Concept.
No dia da degustação, as cervejas em lata estavam custando R$ 19 no Empório Alto de Pinheiros, com excessão da Double IPA G’Knight, que saia por R$ 29.