O Festival Brasileiro da Cerveja, programado para ocorrer de 12 a 15 de março em Blumenau (SC), apresentará um formato inédito que promete inovar e ampliar a experiência dos visitantes. Em 2025, além do formato tradicional com estandes e comercialização de doses, haverá um setor com degustação livre, com copos marcados em 50ml e 100ml, mediante ao pagamento de ingresso. O novo esquema é inspirado em grandes eventos internacionais, como o Great American Beer Festival (GABF), que acontece nos Estados Unidos.
Com a participação de até 250 cervejarias, cada uma trazendo até quatro estilos diferentes de cerveja, o novo sistema busca oferecer uma experiência mais interativa e representativa das cervejarias de todas as regiões do Brasil. Como os estandes e o serviço são padronizados, ele também promete derrubar drasticamente os custos para as cervejarias participantes.
Péricles Espindola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, organizadora do evento, destaca que a mudança no formato é um reflexo da maior proximidade da gestão do festival com o mercado cervejeiro.
“Estamos ouvindo cervejarias, entidades e formadores de opinião para promover um evento que seja, de fato, um grande encontro entre as marcas brasileiras e o público”, afirma Espindola.
A presença obrigatória de membros das equipes das cervejarias, preferencialmente o próprio cervejeiro, visa promover um maior engajamento e troca de conhecimentos entre os produtores e os apreciadores de cerveja.
Festa, concurso e feira
Além do formato inovador de degustação, o evento também trará a Festa Brasileira da Cerveja, uma nova adição ao calendário cervejeiro de Blumenau. Nesta festa, 30 cervejarias oferecerão um número ilimitado de rótulos, complementados por uma rica programação gastronômica e atrações musicais. Os visitantes poderão comprar cervejas em copos do evento, e os ingressos terão preços acessíveis para atrair um grande público.
“Entendemos que há vários públicos que vêm à Capital Brasileira da Cerveja, desde os apaixonados pela bebida até aqueles que buscam confraternizar. Teremos atrações para ambos”, comenta Espindola.
Além dessas novidades para os consumidores, o festival mantém sua programação voltada para o mercado. O Concurso Brasileiro de Cervejas reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliar os rótulos nacionais, enquanto o Congresso Brasileiro de Cervejas focará na disseminação de informações técnicas sobre o produto e o mercado. A Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira apresentará matérias-primas, equipamentos e outros insumos essenciais para o setor.
Organizado pela Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, o Festival Brasileiro da Cerveja promete ser o mais diversificado de todos os tempos. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.