Maniacs Brewing Co. e a Cuore di Cacao, duas empresas de Curitiba (PR), se uniram para fabricar uma cerveja para a Páscoa. O resultado é a Maniacs Cioccolato, uma Dark Ale com adição de nibs de cacau e chocolate premiado da chocolateria. A cerveja estará disponível em ambas as lojas a partir do início de abril.
A parceria entre as duas marcas confere à cerveja um tom ainda mais artesanal. A Cuore di Cacao é conhecida por seus prêmios internacionais e pelo modo de produção Bean To Bar. “Nós somos responsáveis por todo o processo na criação do chocolate. Selecionamos os melhores cacaus e controlamos o ponto da torra para cada variedade de chocolate. Este tipo de produção tem nossa atenção em todos os detalhes”, explica Bibiana Schneider, uma das criadoras da marca.
Antes de elaborar a receita da cerveja, a equipe da Maniacs recebeu uma variedade de chocolates da Cuore di Cacao para provar e decidir qual deles melhor se adequaria ao perfil da bebida. “Tanto os nibs de cacau quanto o chocolate foram adicionados na receita após a fervura, durante a maturação da cerveja. A ideia é que o líquido absorva realmente o gosto e as características do chocolate. Os maltes tostados trouxeram notas de caramelo que combinaram muito bem com o chocolate”, explicou Iron Mendes, CEO da Maniacs.
Maniacs Cioccolato
A Maniacs Cioccolato será disponibilizada em formato long neck de 355 ml, tem um 6% de álcool e 22 IBU. Além disso, é feita com adições de nibs de cacau, chocolate Nature Cuore di Cacao 70% e aveia em flocos. Tem cor preta com reflexos rubi, leve turbidez e espuma bege, além de aromas e sabores predominantes de chocolate, seguidos por notas maltadas que lembram caramelo, com um final levemente torrado e adocicado, e amargor baixo.
Fazer cerveja com chocolate de fato é algo bastante complicado, já que é um produto gorduroso, em geral, o que pode comprometer a aparência, espuma e sabores da bebida. No entanto, como se trata de um alte teor de cacau e sem leite (atenção veganos!), a combinação foi possível (confira nossa lista de 10 cervejas que levam cacau na receita).
Uma ótima sugestão é harmonizar com o próprio chocolate usado na receita. O Cuore di Cacao Nature – 70% ganhou uma medalha de prata no Bean to Bar Brasil 2022 e é feito com açúcar demerara orgânico e cacau da Fazenda Lajedo do Ouro, localizada no Sul da Bahia. Ele tem acidez agradável com notas de ameixas e tostadas que lembram brownie ou bolo assado com bastante chocolate.
A Cuore di Cacao surgiu em 2004 e foi a primeira chocolateria brasileira a participar do Salon du Chocolat de Paris em 2007. Ao longo dos anos, já somam mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. Já a Maniacs, fundada em 2016, produz cervejas com personalidade, porém fáceis de beber, adequadas ao nosso clima e cultura gastronômica.