A Copa do Mundo está aí e como nem só de vodka vive o russo, vamos falar de cervejas! Brincadeiras à parte, a terra natal desse destilado têm aberto cada vez mais as portas para outras bebidas, como a cerveja e o vinho.
A Rússia sempre esteve entre um dos maiores produtores de cerveja e insumos como malte, no entanto a Vodka representa 51% do total das bebidas alcoólicas consumidas e a cerveja vêm em segundo com 38%. Hoje temos uma cena inciante de cervejas especiais no país, porém muito interessante e com um grande potencial de crescimento.
Esse movimento foi incentivo por diversos fatores, como o colapso cambial do Rublo, que encarece muito a importação de cervejas de outros países. Deixando ainda mais restrito o mercado já dominado por cervejas mais simples e acessíveis, como as Pale Lagers de produção em larga escala. Outro fator foram russos retornando de experiências internacionais. Decididos a começar a tentar recriar receitas que experimentaram em outros países.
Listamos agora 5 lugares em São Petersburgo para conhecer a cultura cervejeira Russa entre um jogo e outro:
RedRum
O RedRum é um bar, com inspiração escandinava na decoração e ambiente, oferece uma boa seleção de 24 torneiras e garrafas, contemplando suas próprias criações, cervejarias russas e europeias. No menu os sanduíches dinamarqueses Smorrebrod, que são montados em pães de centeio extra finos, cobertos de carnes e vegetais em conserva.
Nekrasova St. 26, St. Petersburg.
Bakunin
O Bakunin localizado em uma parte calma do centro da cidade, começou como uma loja/bar e recentemente iniciou a produzir seus próprios rótulos. Conta com uma extensa carta, além de 20 torneiras. Do mesmo proprietário em uma área mais central, o Rockets&Bishops combina cervejas especiais e bons burgers, embalados por Funk e Hip Hop.
Bakunin – 2nd Sovetskaya, 25/A, São Petersburgo, Rússia
Rockets and Bishops – Gorokhovaya St., 26, São Petersburgo 191023, Rússia
Jawsspot
Vindos da cidada de Zarechny na região industrial dos montes Urais, a cervejaria Jaws têm sua base em São Petersburgo no Jawsspot. O prédio pode ser visto a longas distâncias graça a um mural do artista Daniil Kharms, o bar é bem amplo e são servidas criações próprias e convidadas.