Você pode não acreditar ou até resistir à ideia, mas a cerveja também é bebida de inverno. Uma dos primeiros posts do Bar do Celso aqui na Gazeta do Povo foi exatamente sobre isso. Trata-se de uma das colunas que fiz para o Bom Gourmet e que é sempre atual em Curitiba (leia aqui). Mas como quem vive de passado é museu, vamos falar um pouco sobre dois rótulos nacionais – portanto não tão caros – que são sazonais, ou seja, só são fabricando na estação mais fria do ano.
A primeira que é a Baben Baden Celebration, uma cerveja Lager (baixa fermentação). Produzida em Campos do Jordão, é descrita pelo fabricante como uma Doppelbock (ou Double Bock), mas foge um pouco do estilo. Possui cor escura, um preto quase opaco, com espuma volumosa e de média duração. O teor alcoólico é alto (8,2%), para dar maior sensação de aquecimento. É também bastante maltada e tem corpo médio, com aromas de torrado, caramelo e café. O sabor é adocicado, sem amargor.
Na ponta oposta, há a Bamberg Alt, uma cerveja da família Ale (alta fermentação) que é mais amarga, pois se baseia no lúpulo para espantar o frio. É a única altbier comercial do país. “Alt”, em alemão, quer dizer velho, e faz referência a velha escola de cerveja alemã, antes da quase predominância absoluta das cervejas da família Lager. Originária da cidade de Dusseldorf, segundo a descrição do fabricante – infelizmente ainda não cheguei a provar – possui uma cor marrom avermelhada, com espuma bege de média formação e duração. O aroma é cítrico e frutado, com sabor marcado no amargo do lúpulo mais com presença do adocicado do malte, puxando para o caramelo.
Claro que há muitas outras que não mencionei aqui – muitas, incluindo essas, podem ser encontadas nas lojas e bares especializados em cerveja aqui em Curitiba. Mas hoje é só para dar um gostinho. Como o frio deve durar um pouco mais, vamos ter oportunidade de voltar ao assunto. Brrrrr…
Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
Ola Celso, otimo post! Vou dar uma sugestão de outra brasileira que achei “forte” quanto ao teor alcoolico e cabe bem no inverno, é a Schmitt Barley Wine, possui 8,5% de alcool. Experimentei no verão, achei bem forte e lembra o vinho conforme o nome. Vou experimentar a Celebration esse final de semana… Abraço!
Boa dica, Felipe. Realmente não lembrei da Schmitt. Vou atrás para experimentar também. Abraços
Pingback: Neve! Dicas para escolher a melhor cerveja para espantar o frio - Bar do Celso