Vou deixar uma dica aqui antes do feriado. A ideia era ter feito um post antes. Mas acho que ainda está em tempo. Você pode aproveitar aqueles chocolates de Páscoa que você vai ganhar e fazer uma bela harmonização. Sim, o doce vai muito bem com cerveja. Além disso, as dicas que vou dar aqui valem também para montar um belo kit e presentear os amigos. Quer surpresa melhor? Você não vai se arrepender de experimentar.
A lógica pode parecer até simples, mas não é bem assim. As harmonizações funcionam por contraste de sabores (aromas e gostos), semelhança ou complementaridade (quando um complementa o outro). Então, você pode escolher uma cerveja doce para combinar com chocolate, seca ou algo que agregue um sabor diferente, mas gostoso. Além disso, nem a cerveja nem o prato devem sobrepor o sabor um do outro. Ou seja, tem que ter intensidades iguais. Além disso, há uma infinidade de chocolates diferentes, e de cervejas. Então, quais são as combinações boas?
Da minha experiência, posso dizer que quanto mais seca a cerveja, mais amargo deve ser o chocolate. Uma Eisenbahn Dunkel, por exemplo, fica boa com chocolate ao leite. Uma Young’s Double Chocolate Stout com chocolate meio amargo. E uma imperial Stout como a Baden Baden Stout ou Wäls Petroleum, com chocolate 50% ou 70% cacau. Em todos os casos, estamos contrastando o dulçor com o seco da cerveja, de forma equilibrada, e aproximando por semelhança os aromas, já que as cervejas escuras lembram café e até chocolate mesmo.
Chocolates brancos funcionam bem por complementariedade e contraste. Aqui minha dica é harmonizar com cervejas com frutas, com a Lambic Kriek Boon, bastante ácida e com aromas que lembram cereja e frutas vermelhas. A fruta complementa o chocolate, enquanto o doce e o ácido contrastam.
Outras combinações também são possíveis. Qual é a sua? Como gosta de harmonizar o seu chocolate? Comentem abaixo.
E aí, gostaram? Então confiram um CervejaCast que gravei ano passado com a sommelière de cervejas Kathia Zanatta em que falamos do assunto. E boa Páscoa!
Ótimo post Celso, me ajudou a definir de vez o presente, chocolate branco com a Kriek com aroma de frutas vermelhas e cereja, abraço !
Pingback: Especial de Páscoa: receita de ganache de chocolate e cerveja - BarDoCelso.com