Artigos

Especial de Páscoa: receita de ganache de chocolate e cerveja

By 21/03/2016abril 18th, 2020No Comments
Ovo de páscoa com cerveja

A Páscoa está chegando e não tem como fugir da temática chocolates e cervejas. O BarDoCelso.com já falou por aqui de harmonização de cervejas com chocolate, de cervejas que levam chocolate na receita e de combinações para o almoço de Páscoa. Dessa vez resolvi contribuir juntando dois ingredientes em uma só receita e fiz um ovo de chocolate para comer de colher com ganache de chocolate e cerveja.

Ovo de páscoa com cerveja

A receita não é necessariamente original, vários blogs e canais de culinária possuem receitas de chocolate com cerveja. Mas o objetivo foi fazer uma combinação que realmente funciona e não vai desandar quando você tentar fazer em casa. Então peguei a receita original de ganache de chocolate e adaptei para receber a cerveja.

Primeiro escolha uma cerveja Stout que você aprecie. Na minha versão utilizei a Lobisomem American Stout, da Wensky. Depois escolha um chocolate puro, que não tenha adição de gordura hidrogenada ( as barrinhas de supermercado geralmente não tem, mas se for comprar as barras de quilo é bom prestar atenção).

Ingredientes da ganache de chocolate e cerveja:
– 300 ml de cerveja estilo Sout
– 200 gramas de chocolate meio amargo
– 50 gramas de creme de leite
Coloquei a cerveja Stout na panela e reduzi até chegar nos 100ml. Basta deixar a cerveja ferver no fogo baixo. Enquanto isso, derreti o chocolate meio amargo no micro-ondas na potência média por 2 minutos. (Importante:cada aparelho tem uma potência diferente, então cuidado para não queimar o chocolate. Abra o microondas a cada 30 segundos e mexa para derreter de forma igual). Acrescente o creme de leite no chocolate e misture ate ficar uniforme. Depois adicione a cerveja e misture até incorporar todo o líquido.

ovo-1

A casca do ovo de chocolate eu fiz com o mesmo chocolate meio amargo, mas se preferir algo mais doce utilize o chocolate ao leite. Com uma forma que até criança consegue fazer  derreti o chocolate como manda na embalagem e joguei dentro dela. Serve bem para o propósito, mas ela fica um pouco grossa para comer de colher se você adicionar todo o chocolate que ela pede. Colocarei uma quantia menor na próxima. A quantidade de ganache de chocolate e cerveja serve bem para uma forma de ovo de até 400gr. Essa receita fica no ponto de trufa depois de bem resfriada, se quiser mais cremosa pode acrescentar mais creme de leite.

ovo-2

Como a minha forma era para um ovo de 750 gramas, para completar resolvi fazer mais 2 ganaches , porque recheio nunca é demais e também porque senti que estava tudo muito amargo. Então utilizei 100 gramas de creme de avelã (tipo Nutella) e umas 100 gramas de creme de leite e misturei. Para finalizar, derreti 100 gramas de chocolate ao leite e misturei com aproximadamente 100 gramas de creme de leite. Na montagem coloquei a ganache de cerveja e chocolate, depois a de creme de avelã e por último de chocolate ao leite. Cacau em pó para dar aquele efeito.

No tamanho que eu fiz pode ser servido como sobremesa para umas 5 pessoas tranquilamente. Para fazer a harmonização podemos relembrar o vídeo sobre chocolates e cerveja que o Luís Celso Jr fez com a sommelière de cerveja Kathia Zanatta.

P.S. Desculpem por não ter tirado todas as fotos do passo-a-passo, prometo melhorar na próxima.;)

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply