Bamberg lança cerveja tipo helles, o pão líquido da Bavaria

Divulgação

A cervejaria Bamberg, de Votorantim, no interior de São Paulo, está lançando mais um rótulo da marca. Trata-se de uma helles, estilo típico da cidade alemã de Bamberg pertencente à família das pale lagers, de baixa fermentação. É parente próxima da pilsener, mas dizem ter sido a helles a primeira cerveja de baixa fermentação do mundo.

Reza a lenda que os cidadãos de lá tradicionalmente apreciam esse tipo de cerveja já no café da manhã, em pubs que ficam abertos para manter esse costume. Além disso, esse estilo teria importância fundamental na história, pois foi tomando uma helles que muitas reuniões políticas se realizaram e filósofos consolidaram suas teorias nas décadas de 20, 30 e 40.

Bem maltada, com coloração amarela e espuma persistente, a helles da Bamberg apresenta aromas de panificação, caramelo e floral, segundo o fabricante (ainda não experimentei). O sabor seria equilibrado, com malte e lúpulos presentes e balanceados. O teor alcoólico é de 5% ABV e a temperatura ideia de serviço é entre 4ºC e 6ºC. Harmoniza bem com pratos leves, pouco temperados e gordurosos.

As versões que devem chegar aqui no Paraná são garrafas de 355 ml e 600 ml (também existe chope, mas dificilmente será encontrado fora de São Paulo). Em breve, portanto, poderemos comprar e degustar mais essa belezinha nos seguintes pontos de venda no estado:

Londrina: Blue Tree Premium Londrina, La Boqueria Conveniência, Mercearia do Gourmet e Pizzaria Movie.

Curitiba: Clube do Malte, Empório Manfre e Empório Weiss.

Há ainda outros pontos de distribuição no Paraná. Veja lá no site do fabricante os locais e endereços completos.

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

3 comentários em “Bamberg lança cerveja tipo helles, o pão líquido da Bavaria”

  1. Caro Luís, parabens! acompanho seu blog a pouco tempo mais ja virei fã, acho que você deveria falar não só de cerejas mais de outras coisas como, dicas de lugares legais para degustalas e tambem outras bebidas como cachaças, espulmantes etc. Alguns podem achar coisa de “pinguso” mais eu prefiro muito mais degustar uma cachaça do que uma cerveja(nada contra)porque não escreve algo do genero?
    grato Vinicius

  2. Olá, pessoal.

    Paulo, obrigado.

    Vinicius, concordo com você. O Bar do Celso é sim um espaço para os mais variados tipos de assuntos relacionados à boemia e os papos que acontecem nas mesas de bar. Ou seja, é um mundo de coisa. Se você olhar no histórico, vai ver que o assunto aqui sempre foi mais variado. Dois fatores fizeram eu me concentrar na cerveja. Primeiro, que me especializei no assunto. Segundo, foi a falta de tempo. Mas vou ficar mais atento à variedade. Obrigado pela sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *