Artigos

Bar do Celso visita fábricas da Heineken na Holanda

By 09/04/2012abril 18th, 20209 Comments
Divulgação
Parte do Heineken Experience Museum: essa visita promete!

Olá, pessoal. Escrevo para vocês da sala de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Há alguns dias fui convidado pelo Heineken, que é distribuída pela Spaipa no Paraná, para uma viagem de imprensa. A ideia é ir para Amsterdam e conhecer duas das fábricas da megacervejaria holandesa. Além disso, eu e mais quatro jornalistas do país teremos a oportunidade de visitar o museu da Heineken e de entrevistar diretores internacionais da marca para trazer para vocês a melhor da informação, direto da fonte, literalmente.

Nos próximos dias, portanto, mesmo do exterior, vou tentar publicar aqui um diário de bordo ao estilo viagem marítima. Como é informação fresca, devo fazer um relato breve e diário do que rolar nessa viagem.

Visitar cervejarias é sempre uma experiência muito divertida e instrutiva para quem gosta. Recomendo muito! Já conheço algumas micro, mas nada desse tamanho. Espero conseguir passar um pouco desse clima bacana que é esse tipo de turismo.

Dia 1 – A preparação

Saí de Curitiba nesta segunda-feira (9) por volta do meio dia e pego um voo para Amsterdam aqui do Aeroporto de Guarulhos às 19 horas. A viagem deve durar cerca de 12 horas. Se somarmos a isso o tempo de deslocamento até o aeroporto, voo até São Paulo e a espera por aqui, mas o tempo do embarque… bem, melhor não calcular. Mas nada que possa diminuir o clima de empolgação – e ansiedade, confesso.

O primeiro dia em Amsterdam mesmo será na terça-feira (10). O fuso horário é de cindo horas a mais em relação ao Brasil. Devemos chegar já perto do meio dia, almoçar e ir direto ao Heineken Experience, museu da marca.

O segundo dia será dedicado às visitas nas fábricas. Devemos passar por duas: Den Bosch e Zoeterwoude – se é difícil para escrever, imagine pronunciar! São duas das plantas mais sustentáveis do mundo, segundo o material de imprensa da viagem.

O último dia, quinta-feira (12), será de entrevistas, segundo a programação prévia divulgada. A tarde fica livre para um passeio. Sexta-feira (13), aeroporto e casa.

Dicas

Pedi para amigos algumas dicas de viagem. Apesar da programação estar justa, quero tentar dar uma volta pela cidade. A primeira coisa que todos falaram é “não seja atropelado por uma bicicleta!”. As bikes são o principal meio locomoção na pequena e charmosa cidade. A parte turística mesmo tem algumas quadras, e pode ser percorrida à pé.

Aproveitar a variedade de cervejas europeias na pressão foi outra dica. E a um preço bem mais camarada que no Brasil, apesar de estar pagando eu Euro. Paguei R$ 2,55 cada, com uma dor no coração daquelas! Mas vamos ver o que consigo por lá.

A visita ao Red Light District, conhecido mundialmente como maior prostíbulo ao céu aberto do mundo, também foi uma dica turística. Amigos que já estiveram lá garantem que turistas de diversas nacionalidades, famílias, até mesmo com crianças, passam por aquelas ruas como para passear mesmo, sem necessariamente pensar em maldades.

Passeio cultural: Museu Van Gogh. Anotado!

Outra dica de ouro: “não caia nos canais!”. Não por acaso, Amsterdam é conhecida como a Veneza do Norte. Canais passam por toda a cidade, que fica abaixo do nível do mar. Dizem que o tour de barco também é bem bacana.

Acabei de ver a previsão do tempo: tempo chuvoso, nublado com mínimas que variam entre 6ºC e 3ºC. Ah, a primavera europeia… Ainda bem que trouxe o sobretudo. De qualquer forma, nada muito fora do normal para quem está acostumado com Curitiba.

Bem, está quase na hora do check-in. Farei todo o possível para trazer as melhores informações, tanto turísticas quanto cervejeiras para vocês. E espero que seja tão divertido para vocês quanto será para mim.

Abaixo, deixo vocês com um trecho dublado do programa/documentário Mega Fábricas, da National Geographic, sobre a planta de Dan Bosch. Muito legal!



O jornalista viaja à convite da Heineken.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

9 Comments

  • João Guilherme Brotto disse:

    Legal, Celso! A Heineken Experience é demais! Tem um post sobre isso em meu blog Pra Ver em Londres: http://praveremlondres.com/2010/06/14/heineken-experience-experiencia-de-dar-agua-na-boca/ Ah, passa no Vondelpark. Maravilhoso! Divirta-se.

  • Vagão disse:

    Po Celso, me leva junto, fala que sou seu segurança ou advogado hahaha, me traz uma Westvleteren 12 !!! Falo sério ! hahaha

  • Anderson malucelli disse:

    Em amsterdam vc devera fazer o heineken experience, muito legal. Alem de conhecEr a cervejaria vc participa de uma rápida explicação do processo em” 4D”. Aproveite para tomar vários chopp recem saidos
    Boa viagem

  • Tiago disse:

    Celso, estive em Amsterdam no ano passado. Visitei o museu da Heineken, infelizmente não consegui ir à fábrica. Posso te dizer que é uma coisa de outro mundo! Muito bonito e interessante. Aproveite para tomar algumas cervejas nos pubs, além da heineken uma cerveja muito vendida lá é a Jupiler, muito boa por sinal!

  • Marlon Pinheiro disse:

    Salve Celsão!

    Seguinte… Vou te indicar um blog de um amigo meu: http://www.ducsamsterdam.net/

    Vale a pena ler! Ele tava morando em Haia e, agora, voltou a morar em Amsterdam! Esse blog é 10! Leia que vai valer a pena e você vai poder explorar mais ainda dessa cidade ( que eu queria tanto estar… hahahaha )

    Abração!

  • Kas disse:

    Que inveja boa!! Acompanho sempre o blog, mas essa semana vou esperar os posts com mais empolgação ainda!! Quem sabe já planejo minha próxima viagem!!

  • Fabio Aurelio disse:

    Boa viagem Celos, estive em Amsterdam nessa mesma época em 2010. Prepare seus casacos.
    Não deixe de visitar o Rijksmuseum, as obras de Rembrandt estão lá.
    Antes eu não gostava muito de heineken, mas depois da visita que fiz ao museu da Heineken em Amsterdam comecei a apreciá-la.

  • Giba disse:

    Grande Celsão!
    Curta muito essa oportunidade!
    Aprecie muito do liquido sagrado e não esqueça dos amigos!
    niiiiiiiiiiii

  • Glaucia disse:

    Boa Celsooo…..aproveita por nos…
    Bjus e divirta-se

Leave a Reply