Beer Tour na fábrica do Grupo Petrópolis

Na última semana estive em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e tive a oportunidade de fazer um beer tour pela fábrica do Grupo Petrópolis, que faz parte da Rota Cervejeira do Rio. Além de serem responsáveis pela fabricação da cerveja Itaipava, na unidade visitada eles também produzem as marcas de cervejas especiais, a Black Princess, Petra e a Weltenburg Kloster.

Beer tour jornalistas

Nosso guia pela planta foi ninguém menos que mestre cervejeiro Rüdiger Görtz, que é alemão, mas já mora no Brasil há algum tempo e domina com perfeição o português. Junto dele também estavam o diretor geral da Weltenburg, Herman Goß, e um dos mestres cervejeiros, Leonhard Reshc, que vieram da Alemanha para acompanhar brassagens e também participar do Mondial de La Bière.

O Beer Tour

Ao lado do bar da fábrica fomos direcionados para uma sala onde Görtz nos explicou como funciona todo o processo de produção de uma cerveja. Na fabricação das cervejas puro malte, que não levam nenhum outro cereal maltado além da cevada, são utilizados maltes especiais, sendo uma parte brasileiros e outra parte importados da Alemanha. Já o lúpulo é todo importado. O mestre cervejeiro nos contou que no Uruguai o Grupo Petrópolis já possui parcerias com agricultores para realizarem o plantio do tipo de cevada que eles precisam para a produção das cervejas. Mas essa quantidade ainda é muito pequena, por isso a importação.

Beer Tour Palestra

Da sala de aula fomos para a sala de brassagem, onde os tanques operam incansavelmente 24 horas por dia. São 280 mil hectolitros de cerveja produzidos por mês e a cada 2 horas uma nova brassagem se inicia. As cervejas mainstream da marca tem um tempo mais curto de produção, por isso o volume da fábrica é tão alto.

Beer Tour Brassagem

Depois da área de fabricação, onde passamos também pelos tanques de maturação, adentramos a área de envase que ocupa um espaço considerável da planta. Görtz contou que o sistema faz toda a esterilização das garrafas retornáveis, as quais representam cerca de 50% das garrafas utilizadas. Latas de vários tamanhos também são utilizadas para as cervejas mainstream, enquanto que as especiais são quase todas engarrafadas, com exceção da Petra Escura Premium, que possui versão em lata de 350ml.

Beer Tour Envase

O beer tour finaliza no bar da fábrica onde pudemos degustar todos os rótulos com uma pequena explicação sobre harmonização, também provida pelo simpático mestre cervejeiro Görtz. Quem quiser fazer o passeio só precisa entrar em contato direto com a fábrica e agendar um horário, totalmente gratuito e para maiores de 18 anos.

Beer Tour Degustação

Weltenburger Kloster

De origem alemã, a cervejaria Weltenburger Kloster nasceu na região da Baviera, às margens do Rio Danúbio. O monastério, que já existia desde 620 d.C., passou a produzir cervejas por volta do ano 1050, sendo assim considerado um dos mais antigos do mundo.

No Brasil as cervejas são produzidas pelo Grupo Petrópolis exatamente com a mesmas receitas centenárias das terras germânicas. “O grupo entrou em contato para importar nossas cervejas, então resolvemos que seria melhor fabricá-las aqui”, contou o mestre cervejeiro Leonhard Reshc, com um belo copo de Hefe-Weissbier Dunkel na mão.

Leonhard Resch, Hermann Goß e Rüdger Görtz2

São quatro rótulos fabricados por aqui e disponíveis em garrafas de 500 ml. A Weltenburger Kloster Anno 1050, uma Marzenbier, a Urtyp Hell, uma Munich Helles, Weltenburger Kloster Hefe-Weißbier Dunkel, uma Dunkelweizen, e a Weltenburger Kloster Barock Dunkel, uma Munich Dunkel. A Barock Dunkel já foi premiada três vezes dentro da categoria no World Beer Cup e foi uma das que mais me agradou. Uma cerveja cremosa, de espuma densa, coloração avermelhada, com notas de caramelo e um leve amargor.

Weltenburger Kloster Dunkel

Serviço

Beertour

Teresópolis – Grupo Petrópolis
De Segunda a sábado às 9h e 12h30
Agendar com antecedência no número: (21) 27414500 Ramal 303 4512
Mínimo 15 pessoas – máximo 35 pessoas.
Endereço: BR 116, Km50 – Serra do Capim – Teresópolis – RJ.
http://www.grupopetropolis.com.br/beer-tour-turismo
 
* O BarDoCelso.com viajou a convite do Grupo Petrópolis
nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *