Cerveja caseira boa e com simplicidade

Neste sábado (27) tive a oportunidade de acompanhar grande parte do curso que o Leonardo Botto ministrou aqui em Curitiba sobre produção artesanal de cervejas. Foi sensacional! Durante todo o dia o carioca vencedor do 1º Concurso Mestre Cervejeiro Eisebahn ensinou como fazer boa cerveja em casa, de forma simples. Para a prática foi escolhida um cerveja tipo bock, que deve ficar pronta daqui há uns 40 dias. Estou curioso para ver o resultado.

Além de toda a alquimia do Botto, trocar informações com os participantes e promotores do curso foi muito interessante para aprender mais sobre esse mundo. Portanto registro aqui meus agradecimentos ao Alessandro e todo o pessoal da Associação de Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva Paranaense), ao Samuel da Cervejaria Bode Brown, ao Alexandre e ao Bruno da Cervejaria da Villa por terem me avisado sobre o curso, ao pessoal do Carocha Bar pelas deliciosas comidas servidas, ao Henrique da Klein Bier, ao Iron da BrazilWays, ao pessoal do Clubier e todos os participantes com quem tive a oportunidade de interagir e que, tenho certeza, vão propagar a cultura cervejeira pelo Paraná.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

2 comentários em “Cerveja caseira boa e com simplicidade”

  1. Que bom que existem cervejeiros de plantão para divulgarem um evento como esse. Melhor ainda saber que ainda há espaço para nós os apreciadores de uma boa cerveja numa cidade que virou moda fazer workshop de enologia. Nada contra vinhos, mas mesmo no inverno adoro uma cerveja encorpada.
    Abraços

  2. Oi Nadya!

    Não sabia que era fã de cervejas! Bacana! Bem, estou me “especializando” nessa área. Vai ter muito mais sobre esse assunto por aqui.

    E sim, que bom que a cultura cervejeira está começando a se destacar na cidade que até então só conhecia vinhos. Esperamos, todos, que isso continue crescendo. E muito.

    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *