Cerveja e doces: uma combinação que pode surpreender

[Texto originalmente publicado na coluna Bar do Celso na revista Bom Gourmet de quinta-feira (11)]

É comum a reação de espanto quando apresento as combinações possíveis de cervejas com doces. Parece difícil de acreditar, eu sei, mas a bebida tem um grande potencial de combinação com sobremesas e outros docinhos, pela diversidade de sabores. Podem ser também doces e frutadas, semelhantes ao prato, ou contrastar com ele, com amargor. Podem até complementá-lo, acrescentando atributos na sobremesa em questão.

As combinações mais conhecidas são com doces à base de chocolate. Cervejas escuras são sempre ótimas pedidas. O amargor contrasta com o doce, ao mesmo tempo em que os aromas, que lembram café e o próprio chocolate, se assemelham. No entanto, é preciso ficar atento à intensidade. Quanto mais seco o chocolate, mais intenso deve ser o sabor de malte torrado da bebida.

Leia o texto completo na coluna Bar do Celso.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

1 comentário em “Cerveja e doces: uma combinação que pode surpreender”

  1. Cervejaria Kremer

    Gostei muito do post! Parabéns!
    Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer o da Cervejaria Kremer! Acesse o site do chopp kremer e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em sua festa ou evento! Recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *