Notícias

Cerveja foi o “segredo” da vitória da Inglaterra

Dylan Martinez / Reuters
Comemoração do gol da Inglaterra

A seleção da Inglaterra finalmente venceu uma partida na Copa do Mundo: ganhou de 1 a 0 da Eslovênia na quarta-feira (23) e se classificou para a próxima fase do Mundial. Quem me conhece sabe que não sou muito de futebol, mas essa notícia me chamou a atenção. Sabe qual foi um dos segredo dessa primeira e decisiva vitória? Cerveja!

Foi o que revelou o técnico, Fabio Capello, nos vestiários após o jogo, segundo reportagem publicada no Estado de São Paulo. “Ontem (anteontem) à noite, eles (jogadores) beberam cerveja”, comentou. É raro que técnicos liberem bebidas alcoólicas para os jogadores na véspera dos jogos, diz a matéria. “Eu vi o time jogar com o espírito que nós tínhamos perdido nas partidas que jogamos antes desse jogo”, afirmou Capello.

Momento sério

Antes que me acusem, há dois lados nisso tudo. O primeiro é que, por mais insólito que possa parecer, pesquisas científicas provam que o consumo moderado da bebida (vamos enfatizar aqui o moderado!) faz bem para a recuperação dos atletas após a prática esportiva (leia uma das notícias aqui).

O segundo é que esse envolvimento de cerveja e esporte já gera uma grande discussão, pelo menos no âmbito da publicidade. O patrocínio da Copa por grandes empresas da bebida está sendo questionado, por estimular o consumo de álcool. E nisso o maior problema são as crianças e adolescentes (confira uma das discussões aqui). Não é novidade para ninguém que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas (vamos enfatizar aqui o excessivo!) faz mal à saúde.

Não quero entrar nessa discussão agora, mas deixo aqui para reflexão de vocês. O que acham? Comentem abaixo.

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 Comments

  • Marlon Pinheiro disse:

    ô Celsão!! Massa teu blog cara, parabéns!! Vou parar de me irritar com a porcaria do sobrenada do seu companheiro Evandro. hehehe Sobre o assunto, cerveja faz muito bem ao atleta… Sem exageros! Eu sou cervejeiro, e atleta! Tudo tem sua hora e sua dose!! É isso aí Celso!! Rock!

  • Celso disse:

    Olá, Marlon. Obrigado pelo elogio. Que bom que gostou do “boteco virtual”. Vou falar para o Evandro que roubei um “cliente” dele. hehehehe… abraços

Leave a Reply