MicrocervejariasNotícias

Cervejaria Blumenau lança Vienna Lager com blend de cafés

O sabor das lembranças do cervejeiro da Cervejaria Blumenau, Marcos Guerra, com o pai têm aroma de café. O compartilhamento da bebida pela manhã também é um hábito que ele cultiva com os filhos. Foi daí a inspiração para um rótulo especial e comemorativo da marca para o Dia dos Pais: uma Vienna Lager com café produzida a partir de um blend de cafés especiais da microtorrefação Blumenau Coffee Roasters e maltes da Gourmet Malz. O lote é limitado a cinco mil garrafas.

>> Conheça o Clube BarDoCelso.com – cervejas de altíssima qualidade, selecionadas por quem entende, todo os meses na sua casa!

Cervejaria Blumenau lança cerveja com blend de cafés especiais

De acordo com Guerra, assim como os últimos lançamentos sazonais da marca, a ideia é fazer parte destes momentos, gerando lembranças do compartilhamento de cervejas.

“O propósito da Cerveja Blumenau é transformar a forma como as pessoas apreciam a bebida. No caso do Dia dos Pais, buscamos sabores que, além de terem o padrão de qualidade da marca e trazerem uma experiência sensorial única, também despertassem emoção. Foi aí que chegamos na ideia de trazer o café”, comenta.

A escolha pelos parceiros da receita também levou em consideração os aspectos de qualidade esperados para a cerveja. “A Gourmet Malz é uma maltaria que respeitamos muito. Essa receita leva apenas maltes deles com uma qualidade que já é e será cada vez mais reconhecida no cenário nacional. Já a Blumenau Coffee Roasters conta com o conhecimento do Douglas Merlo, que já é sommelier da casa, e tem uma experiência única no país na junção de características das duas bebidas”, diz.

Na aparência, a cerveja tem uma cor ouro envelhecido. No aroma, traz notas de café recém torrado, biscoito e panificação. No paladar é leve e aveludada. O teor alcoólico é de 4,5% e o teor de amargor de 18 IBUs (a unidade de medida vai de 0 a 120). A sugestão é que ela seja servida entre 4°C e 6°C.

Sobre os cafés utilizados

Os cafés utilizados na receita tem origem em duas fazendas na região da alta mogiana mineira, reconhecida mundialmente pela produção de grãos de qualidade. A torra de ambos foi desenvolvida especialmente para a produção dessa receita, que leva as variedades Blumenau Coffee Roasters Caramelado e Frutado.

O primeiro, com uma torra média-alta, para elevar as sensações adocicadas, e o segundo com uma torra nórdica, um método escandinavo moderno que exalta nuances cítricos e a acidez do café . Douglas explica que o café foi adicionado à receita com uma técnica de percolação de grãos inteiros à frio. “Desta forma, garantimos uma extração de aromas e sabores única”, explica.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply