Cervejaria Nacional lança a Gruit Ale Magrela, uma cerveja sem lúpulo

Cervejaria Nacional lança a Gruit Ale Magrela, uma cerveja sem lúpuloUma das partes mais legais de ser cervejeiro é descobrir – ou redescobrir em alguns casos – cervejas, aromas e sabores. Sabendo o que é comum e o que é diferente, o que é novo e o que é um resgate histórico, podemos sorver esse líquido delicioso junto com informações e histórias do que bebemos. E aqui está uma coisa inusitada. Nesta segunda-feira (24), a Cervejaria Nacional, Brewpub de São Paulo, vai lançar mais uma das suas cervejas sazonais, a Magrela, uma Gruit Ale, cerveja feita sem lúpulo e produzida em parceria com o pessoal do Bike & Bier.

Curioso porque justamente por ser uma Gruit Ale, estilo de cerveja sem lúpulo feita com temperos e datado de muito antes da cerveja conhecer a planta que hoje lhe dá amargor. Sim, a cerveja já foi feita sem lúpulo, ingrediente que se popularizou na bebida no início do século 16 (há indícios de seu uso já nos anos 700 e 800). O Gruit era a mistura de temperos, variados e locais, colocado na cerveja.

A Magrela leva alecrim, sálvia, louro, gengibre, coentro, zimbro, cardamomo, alfavaca, cidreira, jasmim, macela, calêndula, camomila, alfazema, pimenta do reino, canela, cravo e erva doce. A receita também é preparada com maltes viena e caramelo, mel, açúcar mascavo e fermento de Weizenbier. A produção é de Guilherme Hoffman, mestre cervejeiro da casa, em parceria com Steffen Ohnemüller, do Bike & Beer.

Sem lúpulo, a cerveja tem zero IBU (unidades de amargor) e 6% de teor alcoólico. Para contrabalancear o dulçor, a aposta de Guilherme foi na acidez. O half-pint deve sair por R$ 14 e tem cerca de 320 ml. A noite de lançamento será de double chope a noite inteira.

Serviço: Lançamento da Magrela, Gruit Ale da Cervejaria Nacional e Bike & Bier. Segunda-feira, 24 de fevereiro, na Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Moraes, 604, Pinheiros). Horário de funcionamento: 17 à 0 hora (6ª e sáb., 12 à 1h30). Double chope a noite toda. Preço: R$ 14 por 320 ml. Mais informações: (11) 4305-9368 e www.cervejarianacional.com.br

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *