Artigos

Cervejaria Swamp: a dona da American IPA medalha de ouro do Brasil festeja seu primeiro ano

By 31/05/2016abril 18th, 2020No Comments

A cervejaria Swamp , de Curitibaestá completando seu primeiro ano de vida e comemora com festa no próximo domingo, dia 05/06, na própria fábrica. Além de muita cerveja fresca e lupulada, música ao vivo e um espaço com churrasqueiras, quem for também poderá provar o lançamento do novo rótulo Coffee Mug, uma Oatmeal Stout que leva café e cacau na receita.

Nesse primeiro ano oficial de funcionamento a cervejaria Swamp já tem bastante para comemorar. A Swamp IPA Hop Bite, levou medalha de ouro na categoria American IPA do Festival Brasileiro da Cerveja desse ano. O sócio fundador, Eduardo Luiz Wamser, comenta que levar o ouro dentro de uma categoria com tantos concorrentes foi motivo de muita festa. “Este foi um dia muito especial para nós. Era nossa primeira participação no Festival, não tínhamos nem um ano de cervejaria ainda então a surpresa foi grande. Depois do prêmio as pessoas passaram a respeitar mais a marca, ganhamos mais visibilidade”, diz Eduardo. Por enquanto os chopes e garrafas da marca estão nos principais bares de Curitiba e no interior do Paraná, mas segundo Eduardo a marca pretende investir mais para atender os mercados de São Paulo e Santa Catarina.

swamp hopbite

E é com muito lúpulo em suas receitas que a cervejaria Swamp conquista seus consumidores. Além da IPA Hop Bite, que uma das campeãs de venda, eles possuem mais 3 rótulos em seu portfólio: Pilz my Balls, uma India Pale Lager, White IPA, uma American IPA, e a Summer Ale, uma Session IPA. Com o novo lançamento na festa a cervejaria ganha sua primeira Stout, mas de acordo com Eduardo já tem cerveja nova no processo de fabricação. “Estamos “maturando” nossa Bretta e desenvolvendo algumas outras receitas, como uma Imperia IPA e Imperial Stout, para lançar até fim do ano”, afirma.

swamp fábrica

O pouco tempo de estrada mostra que nem sempre é preciso anos de experiência para criar um produto de qualidade. O desejo de Eduardo de montar uma cervejaria começou em 2011 quando realizou seu primeiro curso de cerveja na panela da Cervejaria Escola Bodebrown. Com a ajuda do sócio Maia, que foi parceiro na produção caseira desde a segunda brassagem, Eduardo conseguiu tirar o sonho do papel e transformar numa realidade trabalhosa, mas bem sucedida. “Hoje nos vivemos exclusivamente da venda de cervejas. Isso esta sendo possível, verdade seja dita com um pouco de sacrifício, faz três meses”, comenta Eduardo.

E com a fábrica funcionando a Swamp abre as portas quase todos os sábados para receber seus amigos e consumidores, e dessa forma conseguem um feedback que poucas empresas possuem. “Trazer nosso público para dentro da fábrica ajuda e muito. Nessas ocasiões podemos falar sobre nossos produtos com as pessoas que mais nos interessam, nosso público final. Como somos vizinhos de algumas cervejarias, como a Bierhoff, Nashville e Bodebrown, sempre estamos cercados de pessoas legais e que nos ajudaram bastante”, explica Eduardo.

swamp churrasco

Mesmo com as dificuldades do mercado de cervejas artesanais do Brasil, como a alta carga tributária, custos altos de logística e incentivos quase nulos, Eduardo acredita que são os detalhes que tornam a profissão gratificante. “Ter um negócio próprio, tentar fazer as coisas de uma forma diferente, poder expressar sua criatividade, são coisas que pesam muito. Algumas outras bem banais contam bastante. Uma delas é trabalhar escutando sua música preparando um churrasco no próprio local de trabalho, é algo que pesa demais para nós”, finaliza Eduardo.

Festa de 1 Ano da Cervejaria Swamp

swamp 1 ano

No dia 05 de junho será comemorada a primeira festa de aniversário. O início se da a partir das 10:00 da manhã e vai até as 19:00. A música fica por conta da banda Banjobone, fazendo um som bluegrass às 13:00, depois segue o reggae com o Djambi às 15:30, e pra finalizar Alt-Country Punk com Hillbilly Rawride às 17:30. Lançamento da Oatmeal Stout Coffee Mug. Como já é tradição as churrasqueiras estarão a disposição. Excepcionalmente neste dia será cobrando ingresso no valor de 15,00 reais. Eles podem ser adquiridos direto na fábrica e também com os bares parceiros. Mais informações acesse na página do evento no Facebook.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply