Cervejas e queijos: uma harmonização perfeita

[Texto publicado nesta quinta-feira (21) na coluna Bar do Celso, da revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo.]

Divulgação
Camembert com Eisenbahn Kölsh (355 ml – entre R$ 4,50 e R$ 7*)

A harmonização de cervejas é um assunto que até parece fácil. Mas só parece. Como já escrevi aqui, vários fatores influenciam na combinação entre a bebida e os pratos: os ingredientes, o tempero, o preparo, a marca, o estilo, gosto pessoal, etc. Isso tudo torna essa arte algo bem complexo. Mas também prazeroso. Dentre as combinações mais interessantes está a harmonização entre queijos e cervejas.

O americano Garret Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, em Nova York, e uma das maiores referências mundiais quando o assunto é harmonização da bebida, escreve em seu livro The Brewmaster’s Table que esta combinação é tão perfeita que não se sabe onde começa um e termina outro. Basta para isso fazer a escolha certa.

Oliver afirma, inclusive, que a harmonização é muito mais perfeita do que a feita com vinhos. Polêmicas à parte, isso se dá excepcionalmente bem pois os dois produtos são frutos de fermentação. Além disso, a carbonatação da cerveja é muito bem-vinda para limpar a gordura do queijo da boca, deixando o “caminho aberto” para o próximo gole. O amargor, a acidez e o álcool têm efeitos similares, “cortando” a gordura.

Leia a coluna completa no site do Bom Gourmet.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *