Coletivo ELA: mulheres lançam cerveja e debatem o machismo no setor

Cansadas de sofrer com o machismo dentro do mercado de cervejas artesanais, um grupo formado por 65 mulheres atuantes se uniu para debater esse tema que ainda é tabu em muitas rodas por aí. O coletivo ELA (Emponderar. Libertar. Agir) é formado por mestres cervejeiras, sommelières, professoras, juízas de concursos, apreciadoras, empresárias e especialistas, que resolveram tomar uma atitude para mudar essa realidade. Começaram fazendo uma cerveja em parceria com a Cervejaria Dádiva que será lançada no próximo sábado, 20, no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

coletivo ELA foto meninas na sala de brassagem da cervejaria Dádiva

Pensando em combater o termo “cerveja de mulher”, aquele estereotipo de que só gostam de bebidas doces e leves, elas produziram uma American Barley Wine, com um amargor ainda mais acentuado do que de costume. O coletivo ELA cuidou de todas as etapas do processo, desde a escolha da receita, rótulo, até distribuição e lançamento. Para ganhar visibilidade o projeto lançou na página do facebook a campanha “35 dias sem machismo na cerveja” que levantou questões importantes em postagens diárias. O objetivo é desvincular essa forma negativa que a mulher é retrata na indústria da cerveja. A campanha ganhou apoio de vários homens do setor cervejeiro que abraçaram a causa e compartilharam as postagens, bem como a crítica de algumas mulheres.

coletivo ELA frases sobre machismo

Como um dos motes do coletivo ELA é a sororidade, que significa a união entre mulheres baseada na empatia e companheirismo, o lucro da venda das cervejas será todo repassado para ongs que prestam assistência ás mulheres vítimas de violência. O lançamento nacional será em São Paulo, no próximo sábado, dia 20 de agosto, a partir das 14h. Algumas integrantes do grupo estarão presentes no dia, além de artistas como Thais Martho, que irá embalar a festa, e a artista plástica Anna Guerra, que fará a pintura de um quadro ao vivo. Confira no final da matéria as datas e locais dos próximos eventos no Brasil.

Aqueles que tiverem interesse em comercializar a cerveja, entrar como parceiros ou mesmo em ajudar o coletivo ELA podem entrar em contato através do e-mail [email protected] .

Confira a lista de eventos de lançamento da cerveja ELA:

Mais informações direta na página Cerveja por Elas.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *