Concurso Brasileiro da Cerveja bate recorde de inscrições

A notícia parece repetida, mas não é. O concurso Brasileiro da Cerveja tem um novo recorde de inscrições. Em 2017 serão 2.034 rótulos participantes, um acréscimo de 38% com relação ao ano passado. Se compararmos aos anos anteriores o crescimento é ainda mais significativo. O número de amostras inscritas passou de 215 (2013), para 414 (2014), 874 (2015), 1.469 (2016) para 2.034 este ano.

Outro dado bastante expressivo: 69% do total de cervejarias do Brasil enviarão amostras para o Concurso. O número de cervejarias também aumentou significativamente em 2017. Serão 332, um crescimento de 50% se compararmos com a edição de 2016 do Concurso Brasileiro da Cerveja. Com relação às quatro edições anteriores, o número de empresas inscritas passou de 42 em 2013, para 81 (2014), 136 (2015), 222 (2016) para 332 em 2017.

“O grande número de inscrições e o crescimento ano a ano comprova a credibilidade e a relevância do Concurso Brasileiro da Cerveja de Blumenau, que atualmente é considerado um dos cinco principais do mundo”, destaca o Presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

“Em mais um ano, o Concurso bate recorde e apresenta um novo índice de crescimento, o que é de extrema importância para a organização já que a econômica do Brasil ainda se encontra em retração”, destaca a coordenadora técnica do Concurso, Amanda Reitenbach. A coordenadora observa ainda que o grande número de inscrições reflete o bom momento do mercado cervejeiro brasileiro.

Já para o Best of Show, as melhores da noite, 97 cervejas concorrem na categoria Experimental, que são aquelas que estão devidamente registradas, mas ainda não foram lançadas, e 497 estão inscritas na categoria Comercial, que já constam no mercado.

No Estilo Cerveja Brasileira (Brazilian Beer Style) o aumento no número de inscritos foi de 100%. Este quesito foi criado em 2016 para valorizar a grande variedade de ingredientes brasileiros que podem ser adicionados à cerveja.

Jurados

Um dos principais concursos cervejeiros do mundo merece os melhores jurados. Pensando nisso, a coordenação técnica confirmou a participação de 61 especialistas de renome internacional para atuarem no julgamento, sendo que 29 são do exterior. São profissionais de 20 países diferentes, entre eles sul-americanos, norte-americanos, europeus, um africano e um asiático.

O Concurso Brasileiro da Cerveja

Em sua 5ª edição, o Concurso Brasileiro de Cervejas faz parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja. O julgamento acontecerá entre os dias 4 e 6 de março, na Vila Germânica. A competição é considerada uma das cinco mais importantes do mundo e a segunda maior em quantidade de rótulos inscritos.

Para 2017 a grande novidade será a inclusão de quatro subestilos na categoria Cerveja Brasileira. A categoria será separada por cervejas que possuem adição de frutas, adição de ervas e especiarias, adição de madeiras e adição de ingredientes brasileiros como lúpulo, malte e levedura. Mudança, que segundo a organização, visa valorizar ainda mais os ingredientes do nosso país, já que o concurso é exclusivamente brasileiro.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *