Crônica de 2ª: um nerd no fogão


[Olá, pessoal. Em mais uma crônica de 2ª aqui do blog, reproduzo o texto que foi publicado no domingo (7) no Viver Bem, aqui da Gazeta do Povo. Coisa de papo de bar… Ah, e não tentem isso em casa, crianças.]

Morar sozinho é uma experiência altamente recomendável para solteiros. No entanto, pode ser perigosa se não há, vamos dizer, os softwares necessários instalados. Tudo pode acontecer. Saí da casa dos meus pais com o Office completo, mas apenas com a versão de teste do Limpeza Express e um Mercado Explorer desatualizado.

O grande problema é a incompatibilidade entre meu sistema operacional e o Culina riashop. Já me disseram até que pode ser problema de BIOS, que geraria uma grande dificuldade para operar as ferramentas Faca e Panela. Já Micro-ondas e Cafeteira funcionam melhor.

Minhas únicas experiências na cozinha foram com a devida assistência. Mas, sozinho, tudo muda de figura. Além disso, há o agravante de que para homens é ainda mais complicado, já que a capacidade multitarefa – essencial nesse departamento – é extremamente limitada. Talvez na mesma proporção dos defeitos de fábrica do GPS feminino. Incidentes foram vários. Desde os mais simples, como carregar no sal, até graves, como quando quase incendiei o apartamento. Além do básico – um miojo ao molho sugo –, arrisquei fritar um steack de frango. A tarefa foi bem sucedida, mas esqueci de inserir o comando para desligar a boca do fogão e dei início a operação almoço. Quando me dei conta, uma coluna de fumaça branca saia da panela.

Apesar do susto, nessas horas a gente procura manter a tranquilidade e tomar uma providência. Tirei a Panela do fogo. Foi quando a gordura, já muito quente, incendiou. Aí a gente entra em pânico.

Desliguei a boca do fogão. Sabia que o comando Água, muito útil em outras operações envolvendo esses incidentes, não deve ser usado em casos de gordura quente. Acionei a ferramenta Tampa e tentei deletar as labaredas. Só consegui queimar a mão. O Ex tintor não estava instalado.

Pano de Prato veio em seguida, mas pegou fogo. Tentei um segundo Pano de Prato para apagar o primeiro. Deu certo, mas a Panela continuava em chamas. Foi quando ignorei os alertas do sistema de segurança Bom Senso, coloquei a panela na pia, abri a água por cima da Tampa e sai correndo. Me encontraram dois dias depois em uma ilha deserta no Pacífico.

O fogo apagou, mas quase sobrecarreguei o Limpeza Express, que não estava preparado para dar conta de gordura queimada, pia chamuscada e teto esfumaçado. A Panela ficou indisponível por um bom tempo, mas voltou a funcionar com alguns defeitos. Desde então, procuro tomar cuidado com o Culinariashop.

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *