Notícias

Curitiba terá curso de sommelier de cervejas

Divulgação
Assim como na primeira turma, em São Paulo, as aulas devem abordar desde o processo de fabricação até degustação de cervejas

Olá, pessoal. Boas novas. Curitiba terá o primeiro curso de sommelier de cervejas. E é pra já. As aulas devem começar em fevereiro. Com 60 horas aula, ele será promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e terá como professores os experientes Alfredo Ferreira e Kathia Zanatta, ambos mestre-cervjeiros e beer sommeliers pela Doemens de Munique, além de juízes de concursos internacionais. A coordenação será feita por Estacio Rodrigues (ABS-SP) e Daniel Wolff, do site Mestre-Cervejeiro.com, aqui de Curitiba.

O objetivo do curso é ampliar o leque de informações tanto de amantes da cerveja como de profissionais, capacitando pessoas para trabalhar á frente de estabelecimentos (como bares e restaurantes), além de trabalhar em importadoras de produtos, conduzir degustações e jantares harmonizados, elaborar de cardápios, formular receitas de cervejas em conjunto com mestres cervejeiros, treinar equipes de serviço e, claro, falar de cervejas em palestras, eventos e divulgar a cultura da bebida. E essas são apenas algumas das atribuições de um sommelier de cervejas.

Daniel, que já é sommelier de vinhos especializado em cerveja há um bom tempo mas participou da primeira turma do curso no final do ano passado em São Paulo, conta que apesar de já ter experiência o curso foi interessante para aprofundar o conhecimento sobre estilos e avaliações de cervejas. “É um curso que pode tirar os apreciadores e profissionais da cerveja do achismo para conhecer tecnicamente a bebida”.

Divulgação
Alunos poderão degustar e discutir as principais cervejas do mercado, de vários estilos e regiões do mundo

As aulas vão abordar desde o processo de fabricação da bebida até o conhecimento dos estilos. Também serão degustadas as principais cervejas do mercado, de vários estilos e regiões do mundo. As aulas serão realizadas às segundas e terças-feiras na Vino! Champagnat (Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515), a partir de 21 de fevereiro, com exceção da semana do Carnaval. Estão programadas duas turmas em horários diferentes: das 14 às 18 horas, com foco para profissionais de bares e restaurantes que trabalham a noite; e das 19 às 23 horas, para cervejeiros artesanais, hobbistas e demais interessados pela cultura da cerveja.

Inscrições

As inscrições já estão abertas. Para participar ou ter mais informações basta enviar um e-mail para cursos@mestre-cervejeiro.com com nome, data de nascimento, endereço e telefones para contato. O investimento é de R$ 1.600,00 à vista ou parcelado três vezes iguais (a primeira parcela no ato da inscrição, a segunda para 1º de março e a terceira para 4 de abril). São no máximo 50 vagas por turma e o curso só vai acontecer se houver um mínimo de 30 inscritos.

Quem concluir o curso e passar na prova – sim, há prova! – terá certificação de sommelier de cervejas pela ABS-SP, que tem chancela da Associação Internacional de Sommeliers (ASI). A realização do curso é do site Mestre-Cervjeiro.com e da Wtrends, e conta com o apoio da importadora Beer Maniacs, cervejaria Klein Bier e Arena Turismo até o momento.

Em tempo: Já garanti a minha vaga! Estarei participando do curso para ser o primeiro jornalista beer sommelier de Curitiba. Uhuuuulll!

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

6 Comments

  • Daniel Wolff disse:

    E ai Celso! vai participar do curso?
    Grande abraço!

  • celso disse:

    Grande, Daniel. Claro que vou! Essa oportunidade eu não perco!

  • FABIO ZAPPIA FLEMMING disse:

    e eu serei o primeiro gerente de banco beer sommelier, hehehe.

  • levy cordeiro disse:

    Será que existe um mercado de trabalho consolidado para esse profissional? É um curso muito interessante, já recebi o conteúdo programático e acho que vou fazer. Abraço!

  • Celso disse:

    Fabio, esta apoiado! Hehehe…

    Levy, acredito que com o crescimento recente do mercado essa formação será cada vez mais necessária. Já há vagas pelo que eu sei, e a tendência é crescer ainda mais.

    Abraços

  • Gisele Tessari disse:

    Maravilha de notícia! Eu tanbém farei parte dessa turma. Beijos!

Leave a Reply