No sábado (12) o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lançou oficialmente o Curitibéra, o mapa da cerveja artesanal em Curitiba. O lançamento foi realizado durante o ProcervaFest, que marcou o final do Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, promovido pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), de acordo com reportagem da Gazeta do Povo.
Richard Buschmann, presidente da Procerva, disse em entrevista ao BarDoCelso.com que a iniciativa é “uma ação da Procerva junto com o Instituto de Turismo de Curitiba”. O mapa deve ter somente fábricas de cerveja associadas à Procerva. “Vamos fazer parcerias com agências de turismo para organizar os roteiros e a operação”, esclarece Buschmann.
Ainda de acordo com ele, ainda não há data para o início dos roteiros. Mas ele acredita que em outubro já haverá alguma novidade nesse sentido.
O Curitibéra conta atualmente com 33 cervejarias artesanais mapeadas em oito bairros de Curitiba. São eles Santa Felicidade, Cabral, Cristo Rei, Santa Quitéria, Água Verde, Hauer, Boqueirão e Umbará. Também fazem parte do roteiro as cidades de Colombo, Pinhais, Campo Largo, Araucária e São José dos Pinhais.
Ainda segundo reportagem da Gazeta do Povo, o mapa é resultado de dois outros projetos que envolvem cerveja na capital paranaense que não foram para frente: a Rua da Cerveja, no Hauer, e a Oktoberfest na Rua da Cidadania do Boqueirão. No seu discurso, Greca falou sobre o assunto: “Eu encomendei pro Ricardo Dias, nosso administrador regional, uma Oktoberfest no Boqueirão. Ocasião para marcar aquele lugar como o endereço curitibano da cerveja e das cervejarias. Eu tinha vontade de fazer uma Rua da Cerveja, mas a vizinhança lá da Vila Hauer e do Boqueirão parece que não gostou muito”.
Confira o mapa abaixo: