Breaking News
Home » Guest posts » Degustamos a linha Delícias Ácidas de Verão da Morada Cia Etílica

Degustamos a linha Delícias Ácidas de Verão da Morada Cia Etílica

Nossa Colaboradora Juliana Behr teve a grata oportunidade de participar da degustação que ocorreu no Empório Alto dos Pinheiros no último dia 9 de setembro em que a Morada Cia Etílica apresentou à imprensa sua linha “Delícias Ácidas de Verão” (lançamento que foi destaque aqui no Bar do Celso) e nos conta quais foram as suas impressões sobre as cervejas.

Muito temos ouvido falar sobre o sucesso de todos os rótulos da Morada, mas agora eles foram longe demais. Ok. Nosso mercado cervejeiro agradece o empenho, dedicação e criatividade com que André Junqueira e Fernanda Lazari têm demonstrado e engano nosso pensar que essas maravilhas ficarão apenas em terras brasileiras, – já que logo menos teremos a Morada em terras gringas.

Aproveitei a tarde de explicações sobre todos os projetos e tive o privilégio de participar da degustação de todas as cervejas que serão comercializadas – e também algumas que estão apenas em protótipos. Diria que essa tarde foi bem azeda!

Cervejas de linha vendidas em garrafas de 355 ml

Cupuaçu SourCupuaçu Sour
Estilo: Oatmeal Berliner Saison com Cupuaçu
Teor alcoólico: 5,5%
IBU: 7

No aroma é nítido o cupuaçu bem intenso. No paladar nota-se uma mistura de acidez com o tropical da fruta que se misturam. A boca fica seca, mas é um seco agradável que mantém ainda um retrogosto saboroso. Seu corpo é leve, a coloração palha, com baixa formação e retenção de espuma. No processo de produção a polpa fresca de cupuaçu é adicionada na fermentação – por isso o aroma e o sabor da fruta são tão intensos.

CDBCDB
Estilo: Oatmeal Gose Saison com Limão e Dry Hopping de Sorachi Ace
Teor alcoólico: 4,8%
IBU: 8

Quem nunca tomou “Cú de Burro” (cerveja com limão e sal) na adolescência? Pois é. Tomei algumas vezes e agora a Morada nos trouxe essa mistura pronta e engarrafada. A cerveja apresenta aroma cítrico e floral proveniente do lúpulo e do dry hopping. Na boca tudo seca e a língua enrola por conta da acidez e do salgado, mas o limão e o sal ficam bem equilibrados e com retrogosto bem acentuado do limão e sal. A vontade de outro gole permanece sempre – até por que a boca seca literalmente. Para aqueles que apreciam estas sensações palatais, diria que é uma ótima pedida.

SAZONAL

Abera BaseMorada Abera Base
Estilo: Rye Strong Golden Sour
Teor alcoólico: 9,5%
IBU: 28

Esta é a base da Abera Brut, que após 2 a 3 anos no processo de champenoise ficará com mais 2% de álcool e será vendida em garrafas de 750 ml e 1,5L. Serão produzidas apenas 2000 garrafas de 750ml e 250 garrafas de 1,5ml

 

 

Parceria

Copo Morada Cia Etílica e Cristal Blumenau Em parceria com a empresa Cristal Blumenau foram projetados copos específicos para cada cerveja (Cupuaçu Sour, CDB e Abera Brut). Este projeto deu muito certo no ano passado com a criação da taça para a Double Vienna Brut e a intenção é de continuar com a parceria, pois de acordo com o André Junqueira “não é a especialidade dele e nem dos canais de distribuição de cerveja comercializar os copos e também eles chegariam com preços elevados ao consumidor final”. No site da Cristal Blumenau é possível comprar estes copos – tanto como Pessoa Física quanto Jurídica.

 

Fantôme Tonka No primeiro semestre de 2015 a Morada fez uma produção colaborativa com a Cervejaria Fantôme chamada Tonka­ – uma Saison com 8% de teor alcoólico ao melhor estilo Fantôme e com toque brasileiro. Tem em sua composição semente de amburana, semente de cumaru, jambu, cubeba, puxuri, e Iquiriba. Ufa! Haja criatividade e conhecimento de produção para colocar tudo isso numa cerveja.

Metade dessa produção será vendida pela Fantôme e a outra metade chegara ao Brasil até novembro deste ano (de acordo com a distribuidora da Fantôme no Brasil). E, claro que degustei esta preciosidade e já estou contando os dias para garantir a minha garrafa quando a importação chegar. Quem já tomou Fantôme sabe a complexidade de amoras e sabores que tem as cervejas e esta não poderia ser diferente. O aroma mistura floral, condimentado e frutado bastante complexo. O sabor é doce, mas nada enjoativo, e tudo o que se sente no aroma passa para a boca só que com leve picância dos condimentos. O retrogosto é breve com residual doce. Apesar dos 8% de álcool é uma cerveja leve e fácil de beber. Ainda apresenta colocação alaranjada com leve turbidez.

Novos projetos

Em novembro deste ano ainda teremos uma colaborativa com a Stillwater. Será uma Sour escura maturada com amburana e especiarias amazônicas. E por falar em novos projetos da Morada, temos na integra um vídeo que o www.bardocelso.com publicou recentemente.

Foi realmente muita novidade e notícias otimistas vindas da grande Morada que com absoluta certeza nos trará grande orgulho em breve.

[Esse texto é uma contribuição da amiga Juliana Behr especialmente para a seção de guest posts do BarDoCelso.com. A Juliana é sommelière de cervejas e foi juíza dos dois últimos concursos nacionais das Acervas, na Bahia e Rio Grande do Sul. Essa seção é um espaço aberto para quem quiser publicar materiais contando um pouco das suas experiências cervejeiras, dando notícias, informações e escrevendo artigos de utilidade publica cervejeira. Quer participar também? Entre em contato pelo e-mail contato@bardocelso.com que eu explico tudo! Muito obrigado, Ju! E aguardamos os próximos textos…]

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Degustamos as novas cervejas colaborativas entre as cervejarias Dogma e Modern Times

No começo deste mês foram lançadas duas novas cervejas colaborativas entre a cervejaria paulista Dogma …