Breaking News
Home » Reportagens » Drinks com cerveja: 5 receitas de coquetéis que levam a bebida

Drinks com cerveja: 5 receitas de coquetéis que levam a bebida

Cerveja é a primeira escolha do brasileiro para matar a sede em dias de calor. Mas, nem só de cerveja viva o homem. Por isso trouxemos algumas receitas clássicas e muito saborosas de drinks com cerveja. Sabemos que muitos apaixonados pela bebida acham que é quase uma heresia misturá-la com qualquer outra coisa. Entendemos a resistencia e deixamos aqui o convite para provar um deles, ok?

Drinks com Cerveja

Tradicionalmente mexicano, a Michelada é um dos drinks com cerveja mais populares no Brasil. É feito com cerveja Lager clara, suco de limão, sal e temperos, podendo variar bastante nesses condimentos conforme onde é feito.

Uma das prováveis explicações da sua origem fala que o coquetel teria nascido em San Luis Potosi, no Clube Desportivo Potosino. Lá, um sócio chamado Michel Ésper sempre pedia a sua cerveja com sal, limão e gelo. Os outros sócios, vendo a mistura, pediam da mesma forma, como a cerveja do Michel. Ao longo do tempo o nome foi mudando até chegar a forma atual. Outra história, bem parecida, fala que na mesma cidade quem pedia o drink dessa forma era o General Augusto Michel no final da revolução mexicana, já na década de 40.

Outra versão diz que o nome é uma união das palavras “mi chela helada”, onde “chela” é um apelido da cerveja – assim como chamamos aqui no Brasil de breja, bera, birra, bereja, etc. Portanto, pedia-se a cerveja gelada, normalmente com gelo, suco de limão e sal. Os temperos teriam sido inseridos posteriormente na receita.

Hoje, em muitas partes do México, há uma diferenciação em pedir uma “chelada”, que é sem temperos, e uma “michelada”, com condimentos.

Ingredientes
– 300 ml de cerveja Lager
– 30 ml de suco de limão
– 5 pitadas de molho inglês
– 5 pitadas de molho de pimenta tabasco
– Gelo a gosto

Preparo
Em um copo grande, misture o suco de limão e os molhos. Adicione a cerveja. Use ou não gelo, na quantidade que preferir.

*****

Talvez um dos drinks com cerveja mais clássicos, o Shandy é extremamente popular na Europa. É também o que recebe mais nomes diferentes conforme o país onde é preparado. Normalmente é feito com meia cerveja Pale Ale e a outra metade suco de gengibre, suco de limão ou suco de maça. Há também versões com sodas aromatizadas, refrigerantes, e completamente sem álcool. A referência mais antiga é de 1853 no romance “The History of Mr. Polly” de H. G. Wells, feita com suco de gengibre e com o nome de Shandygaff.

Uma curiosidade é que o Radler, drink alemão com metade de cerveja Lager e metade de suco de limão, é considerado um tipo de Shandy.

Ingredientes
– Uma cerveja Pale Ale para o Shandy ou Lager para o Radler
– Meio Pint (250 ml aproximadamente) de soda ou refrigerante de gengibre para o Shandy. Para o Radler use suco de limão
– Um copo tipo Pint

Preparo
Sirva meio Pint de cerveja e em seguida complete com a soda ou suco. Misture com uma colher e sirva.

*****

Black Velvet é um coquetel tradicional francês. Reza a lenda que foi inventado em Londres por ocasião da morte do príncipe da Albert da Inglaterra em 1861. Um dos súditos teria dito que naquele momento triste até o champagne deveria ficar de luto e começou a fazer essa bebida. Uma versão diferente da história remete ao mesmo fato, mas diz que o drink foi feito para se assemelhar às braçadeiras pretas usadas pelos ingleses e que simbolizavam o luto da data. Hoje existem até variações, como o Gold Velvet, feito com cereja Lager clara, espumante e uma dose (50 ml) de suco de abacaxi. Um dos drinks com cerveja mais chiques que temos.

Ingredientes
– ½ taça de espumante
– ½ taça de cerveja de Irish Stout

Preparo
Utilize uma taça flute (de espumante) gelada. Sirva até a metade da taça de espumante e complete com a cerveja, tentando não misturar.

*****

Popular na Alemanha e no leste europeu, o Submarino recebe esse nome por ter um copo literalmente submerso dentro da cerveja. Normalmente com uma dose de vodka, mas há versões com steinhaeger e até tequila. À medida que vai sendo degustado, o pequeno copo com o destilado começa a virar e liberar o líquido.O segredo aqui é a forma de encaixar os dois copos. Em Curitiba é um dos drinks com cerveja mais conhecido da cidade, por ser a marca registrada do Bar do Alemão e suas canequinhas colecionáveis.

Ingredientes
– Uma cerveja Lager
– 50 ml de steinhaeger ou vodka
– Um copo tipo shot ou de vodka
– Caneca de cerveja
– Um copo longo para apoiar

Preparo
Vire o copo longo em cima de uma mesa com a boca para baixo. Em cima dele, apoiado no fundo e com a boca para cima, apoie o copo tipo shot e sirva o destilado. Coloque a caneca virada para baixo sobre o shot, segure o conjunto com as duas mãos e vire tudo, invertendo as posições. Derrame a cerveja gentilmente na caneca até encher e sirva.

*****

Apesar do nome, o Irish Car Bomb foi inventado nos Estados Unidos no final dos anos 70. É chamado assim pois sua preparação exige três bebidas irlandesas (whisky, licor cremoso e cerveja Stout irlandesa). Além disso, ele possui um ritual muito diferenciado: um copo do tipo “shot” deve ser preparado com metade do volume de cada bebida destilada, sendo jogado em seguida dentro da cerveja, como uma bomba.

Alguns textos da mixologia dizem que o nome também faz referência aos atentados ocorridos com carros bomba na Irlanda nessa época – o que leva muitos bartenders a não usarem esse nome.

Ingredientes
– ¾ de copo do tipo Pint de cerveja Stout
– ½ shot (25 ml) de whisky irlandês
– ½ shot (25 ml) de licor cremoso irlandês

Preparo
Sirva o licor até a metade do copo tipo shot, que muitos conhecem como copo de tequila. Complete com whisky lentamente, procurando não misturar. No copo Pint, sirva a cerveja, deixando pelo menos ¼ de espaço. Em seguida, segure o shot pelas bordas e jogue dentro do Pint com copo e tudo. Beba rapidamente.

Gostou? Deu água na boca? Essas e outras receitas fazem parte da nossa palestra Aprenda a fazer drinks com cerveja. Você pode contratar o BarDoCelso.com para realizar ela no seu bar, restaurante, empresa e evento. Só entrar em contato pelo email contato@bardocelso.com.

 

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Oktoberfest: uma lista com as grandes festas da cultura alemã no Brasil

Oktoberfest é a festa da cultura alemã mais conhecida do mundo. Em Munique, cidade de …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE