Pular para o conteúdo

Duchesse de Bourgogne Red no Brasil

A importadora e distribuidora Hey Hops lançou nesta segunda-feira (26) a Duchesse de Bourgogne Red no Brasil. O evento de apresentação da nova cerveja da linha da cervejaria Verhaeghe a chegar no país foi realizado no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo (SP), e contou com a presença do CEO da fabricante, Karl Verhaeghe, e sua sobrinha.

A cerveja é feita com a base da famosa Duchesse de Bourgogne e adiciona de cerejas negras que vem da Polônia. Com cor entre ruby e marrom, tem o toque ácido e amadeirado característico — que para muitos lembra aceto balsâmico, com aroma de cereja em primeiro plano. Na boca, é mais doce que a versão clássica, mascarando parte da acidez, com sabor da cereja, levemente amadeirado e acético. O toque mais rústico, de couro, da Brettanomyces, é bem sutil.

>> Conheça mais sobre as mentorias do BarDoCelso.comeventos corporativos e outros serviços

O lançamento foi acompanhado de uma degustação, na qual se pode provar a versão clássica e a nova, e de uma pequena apresentação sobre a cervejaria e seus produtos. Muitos jornalistas, influenciadores e especialistas da área de cervejas compareceram para prestigiar a presença ilustre e provar a novidade.

Apesar do lançamento já ter sido realizado, a carga só chegou ao Brasil no sábado, segundo o Adéssio Simioni, sódio-proprietário da importadora Hey Hops. Mas a cerveja deve estar disponível nos melhores pontos de venda em breve. A novidade chega em latas de 330 ml.

Duchesse de Bourgogne Red e a Verhaeghe

A Duchesse é uma das grandes referências do estilo Flanders Red Ale do mundo. E apesar do que muitos possam imaginar, não é tão antiga assim. Ela nasce em 1992 feita pela Cervejaria Verhaeghe – essa sim bastante antiga, fundada em 1885 em Vichte, no Sul da porção ocidental de Flanders, região norte da Bélgica.

Trata-se de uma cervejaria familiar que superou inúmeros obstáculos ao longo do tempo: desde as Grandes Guerras até o domínio das American Lagers que afetou fortemente a Bélgica a partir da década de 1980. Hoje a quinta geração da família está trabalhando na cervejaria.

Diferente de outras cervejas desse estilo, a Duchesse leva na sua fórmula apenas cervejas envelhecidas em grandes barricas de carvalho. Uma parte de cervejas com 18 meses de envelhecimento e outra com 8 meses. Aos poucos surgiram variações com a Duchesse de Bourgogne Red, cherry, chocolate cherry.

O nome Duchesse de Bourgogne faz referência à Maria da Borgonha, nobre que nasceu em Bruxelas em 1457 e governou a França e os Países Baixos. Foi uma figura muito conhecida e admirada na região de Flanders durante o que muitos consideram uma época áurea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *