Desculpe o transtorno! Estamos em obras para um novo layout. Em breve, um BarDoCelso.com ainda melhor

Fábrica da Heineken no Brasil não fica devendo nada para as gringas

Luís Celso Jr.
Equipamentos de segurnaça vestidos e grupo pronto: a visita vai começar

Na segunda-feira (3) fiz uma visita à fábrica da Heineken em Jacareí, na região do Vale do Paraíba, junto com um grupo de blogueiros de cerveja, marketing e outros assuntos. No início desse ano, também tive a oportunidade de visitar duas mega fábricas da marca na Holanda: Den Bosch e Zoeterwoude. Comparando agora, posso dizer que assim como no ramo artesanal, as cervejarias de larga escala brasileiras não ficam devendo nada para as de fora.

Luís Celso Jr.
Sala dos fermentadores: sob de 300 a 400 mil litros de cerveja

O fator principal é o produto. A cerveja tem qualidade comparável e até superior em certos casos. E entendamos aqui qualidade como a capacidade de reproduzir a fórmula de forma padronizada, a fim de garantir o melhor resultado, seja qual for a proposta. Prova disso são as premiações internacionais que já foram conquistadas. A Heineken de Jacareí também já foi escolhida como a melhor entre todas as feitas pelas fábricas da marca.

Luís Celso Jr.
Sala de degustação: análises sensoriais compartilhadas com a unidade holandesa

É claro que existem diferenças. Uma das que mais salta aos olhos é a o maquinário. As fábricas de fora têm equipamentos mais modernos e de maior capacidade, para suportar toda a demanda que sofrem – ambas fornecem produtos também para exportação. Aqui, toda a infraestrutura necessária está presente, mas não tão moderna.

Luís Celso Jr.
Degustação direto do fermentador: essa só no Brasil!

No entanto, uma cervejaria é feita de muito mais do que máquinas. São principalmente pessoas. E isso parece ser ressaltado aqui no Brasil. O passeio que fizemos foi um bom exemplo. Enquanto na Holanda fizemos uma visita programada, com horários precisos, permissões e restrições super respeitadas, aqui o “modus operandi” brasileiro garantiu experiências únicas.

A visita

Na chegada, Carlos Dias, Relações Corporativas da empresa, nos deu uma palestra para nivelar o conhecimento dos cerca de 30 visitantes sobre cerveja e sobre a Heineken. Em seguida, devidamente vestidos com os equipamentos de segurança, iniciamos a visita pela sala dos fermentadores. Seguimos para o laboratório, onde conhecemos até as instalações da sala de degustação, onde as avaliações das cervejas são compartilhadas com a matriz na Holanda.

Uma das sensações bacanas que só tive por aqui foi poder descer na área de envasamento, perto do maquinário. Após avistarmos todo o processo da passarela superior, fomos até o chão da fábrica, ver de perto como funcionava. Na Holanda, vi de perto a linha de envase do barril de Kaiser, feito totalmente lá, mas era um processo muito mais específico.

Outra coisa bacana foi o encerramento do passeio. Degustamos chope Heineken direto do tanque, fresquinho. Uma oportunidade difícil de imaginar fora daqui.

Luís Celso Jr.
Envasamento: 2 mil latas por minuto!

A última etapa, já na sala de recepção novamente, foi uma degustação conduzida pelo mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, recém-contratado da Heineken. Alfredo é formado pela Doemens Academy, de Munique, e também é professor do curso de sommelier de cerveja da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP). Degustamos os rótulos Heineken, Edelweiss e Murphy’s Irish Red e a visita acabou com gostinho de quero mais.

Luís Celso Jr.

Agradeço à Heineken pela oportunidade de ver tudo isso de perto e poder transmitir um pouco dessa experiência para vocês, leitores.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Compartilhe :

Twitter
Telegram
WhatsApp

Junte-se a mim!

Inscreva-se na newsletter do BarDoCelso.com, receba as últimas notícias e artigos, além de conteúdos exclusivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts!