Home » Notícias » Filme “Petroleum é nosso” ganha exibição na Cinemateca de Curitiba

Filme “Petroleum é nosso” ganha exibição na Cinemateca de Curitiba

O documentário de longa-metragem “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” será exibido na próxima quinta-feira (9/11), a partir das 19h30, na Cinemateca de Curitiba. A exibição é promovida pela DUM Cervejaria, com apoio da Bio4, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

O filme retrata a trajetória das comunidades de cervejeiros brasileiros de diversas regiões do país, o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil e o assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Para isso, usa como fio condutor a história da Petroleum, depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes – cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos, e vídeos de degustação.

Cultuada no meio cervejeiro, a Petroleum é uma cerveja que nasceu pelas mãos dos cervejeiros caseiros de Curitiba Luiz Felipe Araujo, Murilo Foltran e Júlio Moutinho. Saída das panelas de alumínio, impulsionou a criação da DUM Cervejaria, ganhou fama nos festivais, e hoje é produzida em duas cervejarias comerciais, tornando-se um ícone das cervejas artesanais.

Além disso, durante o filme, vemos como foi a trajetória de alguns dos fundadores de importantes cervejarias artesanais do Brasil. Nas entrevistas, há participação de Marcelo Moss (Baden Baden), Samuel Cavalcanti (Bodebrown), Alessandro Oliveira (Way), Micael Eckert e Rafael Rodrigues (Coruja), José Pedras Carneiro (Wäls), Juliano Mendes (Eisenbahn), Marcelo Carneiro (Colorado), Stewart Bowman (Brewdog), Greg Koch (Stone Brewering), Ronaldo Pinto Flor (Gauden Bier), entre outros.

A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores, de 18 estados do país, através de um “crowdfunding” realizado no site Catarse. A direção ficou a cargo do cervejeiro Luiz Felipe Araujo. Além de sócio da DUM Cervejaria, ao lado de Murilo Foltran e Júlio Moutinho, é formado em cinema pela FAAP de São Paulo. O roteiro leva a assinatura do roteirista curitibano Fernando Marés e a produção é assinada pela Arte em Cena Filmes junto com a DUM Cervejaria.

SERVIÇO

Exibição de “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”
DATA: quinta-feira, 9 de novembro
HORÁRIO: a partir das 19h. O filme será exibido a partir das 19h30.
DURAÇÃO: 85min
ENTRADA: franca

LOCAL: Cinemateca de Curitiba
ENDEREÇO: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba – PR

DUM Cervejaria – VIVA LA REVOLUCION!!! 

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Ignorus Cervejaria inaugura nova fábrica essa semana em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba

Ignorus Cervejaria estreia nova fábrica essa semana

A Ignorus Cervejaria, de Curitiba, deve estrear sua nova fábrica já essa semana com cerveja …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE