Flying Dog lança cerveja especial de aniversário

Divulgação/Tarantino
Fliyng Dog comemora 20 anos com cerveja exótica, bem ao estilo da marca

Em meus passeios para comprar presentes cervejeiros de Natal, acabei não resistindo e tomei uma das cervejas que ia dar de presente: a Flying Dog “Raging Bitch”. Trata-se de uma edição especial e limitada que comemora os 20 anos da cervejaria americana. Essa cerveja começou a ser trazida para o país em dezembro e está a venda em algumas lojas e bares especializados em cerveja.

O curioso é que trata-se de uma Belgian IPA, um estilo híbrido entre as India Pale Ale feitas a moda americana – leia-se aqui quilos de lúpulo, o que dá bastante amargor à bebida – com fermento belga El Diablo, que confere toques frutados. A cerveja ainda passa por uma processo de dry-hopping, que é a adição de lúpulo aromático no final da produção. Ou seja, algo bem diferente do convencional.

Mesmo assim, a inusitada mistura funciona bem. É possível sentir no paladar as duas influências de forma bem nítida.

A coloração é um âmbar turvo, com espuma clara e de boa formação. Os aromas são frutados, com notas cítricas, adocicado – lembra caramelo e mel – e uma mistura complexa de frutas. No sabor, o doce e o amargo se equilibram, mas não se eliminam. É possível sentir os dois separadamente dentro da boca. Ela também tem uma boa carbonatação e corpo de médio para alto, além de amargor persistente após cada gole. A “Raging Bitch” tem 8,3% de teor alcoólico.

Para harmonizar, a importadora aconselha queijos fortes, carne de caça e chocolate amargo. Acredito que também vá bem com sabores agridoces. O preço fica entre R$ 18 e R$ 25, em média. A garrafa tem 330 ml.

A Flying Dog tem fama por ser uma cervejaria mais descolada. Ela se baseia nos princípios do Hunter Thompson, o fundador do chamado jornalismo Gonzo nos anos 60. Principalmente no que diz: boas pessoas bebem boas cervejas. A frase bem impressa em todas as garrafas. Com isso, a cervejaria já recebeu diversos prêmios, inclusive pelo design dos rótulos, sempre muito malucos.

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

3 comentários em “Flying Dog lança cerveja especial de aniversário”

  1. José Raimundo Padilha

    Também gostei da Raging Bitch mas cofesso que não passaria a noite bebendo apenas ela. Tem um paladar inusitado, resultado do frutado com o amargor pronunciado, ao qual eu ainda preciso me acostumar.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *