A cerveja norte-americana Goose Island, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, chegou ao Brasil na semana passada com diversos eventos de lançamento e duas cervejas na mala: Goose IPA e Goose Island Honker’s Ale. As cervejas já podem ser encontradas na loja online Empório da Cerveja e em pontos de venda de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Assim como a mineira Wäls e agora a paulista Colorado, a Goose Island é uma das craft beers do grupo AB-Inbev, que tem diversas marcas pelo mundo. Fundada em 1988 por John Hall, em pouco tempo a cervejaria virou referência em Chicago e naturalmente foi conquistando todos os cervejeiros ao redor do mundo. Hoje, faz parte do roteiro cultural da cidade e é um local obrigatório para quem visita Chicago.
“Sou apaixonado por cerveja em geral e Goose Island ganhou facilmente meu coração e paladar. A paixão pelo que produzem, por sua cidade e o respeito por sua comunidade local me fascinaram rapidamente. Trazer para o Brasil uma marca feita por pessoas tão especiais e fazer parte deste time, responsável por uma das mais representativas cervejarias da nova escola americana, é a realização de um sonho”, declara Maurício Landi, responsável pela marca no Brasil.
“Uma das coisas mais legais da marca, cultuada por 10 entre 10 apreciadores de cerveja, é como levamos nosso lema com verdade, nos desafiando a fazer cervejas cada vez melhores. ‘Não precisamos ser a única cerveja que você bebe. Nós só queremos ser a melhor cerveja que você bebe’”, complementa.
“Muitos brasileiros viajam à Chicago para passar exclusivamente pela nossa cervejaria, o que é uma honra para nós. Estou ansioso para ver nossos rótulos no Brasil e aprender com cervejeiros daí, para criarmos cervejas com a essência da Goose e a riqueza e diversidade desse país tão fascinante”, diz Mike Siegel, mestre-cervejeiro da Goose Island.
Cervejas da Goose Island
A cervejaria, premiada mundialmente, promete compartilhar com os brasileiros, além dos seus rótulos, sua paixão pela cerveja. As primeiras serão a Goose IPA – uma India Pale Ale, que segue o autêntico estilo inglês – e a Goose Island Honker’s Ale – uma Bitter padrão, primeira cerveja de sua história.
Siegel já está até trabalhando com o Zé Felipe, da Wäls, em uma cerveja colaborativa, a ser lançada até o fim do ano. “Estamos finalizando a receita de uma cerveja envelhecida em barril de cachaça mineira. Em breve vocês conhecerão”, completa Siegel.
Goose IPA (India Pale Ale)
Conta com influências inglesas. Melhor, é uma IPA inglesa, no entanto com um variados mix de lúpulos americanos na receita. Usa malte Backbone e dry hopping, que realça ainda mais o sabor do lúpulo. Tem aroma e sabor equilibrado, não lembrando em nada a agressividade das IPAs americanas e conquistando pelo equilíbrio do conjunto. Uma cerveja fácil de beber, mesmo para quem estranha o amargor.
Características
- 5,9% de teor alcóolico
- IBU 55
- Temperatura 5 a 7º C
- Nota Ratebeer: 93
Prêmios
- World Beer Cup – Categoria English IPA: Medalha de Ouro 2010
- 6 prêmios Great American Beer Festival – Categoria English IPA: Medalha de Ouro 2011, Medalha de Prata 2009, Medalha de Prata 2007, Medalha de Prata 2004, Medalha de Bronze 2001, Medalha de Ouro 2000
Goose Island Honker’s Ale
Inspirada em visitas do fundador da marca, John Hall, a pubs ingleses, é uma autêntica English Bitter e foi a primeira cerveja produzida pela marca. Ela combina aroma de lúpulo frutado com um rico meio malte para criar uma cerveja perfeitamente equilibrada e fácil de beber.
Características
- Standard Bitter
- 4,2% de teor alcóolico
- IBU 30
- Temperatura 5 a 7º C
Prêmios
- World Beer Cup – Categoria English Bitter: Medalha de Bronze 2006
- Great American Beer Festival – English Bitter: Medalha de Ouro 1997