Outubro é o mês da Oktoberfest, a festa cervejeira mais popular do mundo. Mas você sabia que a original, em Munique, na Alemanha, começa mesmo em setembro? E que a comemoração no início provavelmente não tinha cerveja? Entre tantos mitos que envolvem a festividade, o consumo da bebida é um deles: na verdade não há só um tipo de cerveja, mas diversos estilos que podem ser degustados. Anualmente, mais de 6 milhões de litros são consumidos durante o evento. Há muito mais no universo da Oktoberfest do que crê a vã filosofia!
A história da Oktoberfest como conhecemos hoje começa com o casamento do príncipe Luís, depois coroado como Luís I da Baviera, com a princesa Teresa da Saxônia-Hildeburghausen em 12 de outubro de 1810. Todos os habitantes de Munique foram convidados. O evento aconteceu em um grande campo perto dos portões da cidade, que depois foi batizado de Campo de Teresa, em homenagem à noiva. O encerramento foi feito com uma corrida de cavalos e muitas versões da história contam que não havia cerveja dentro da festa nessa época.
Leia na íntegra a coluna Bar do Celso História: a primeira Oktoberfest foi em setembro e não teve cerveja na revista Bom Gourmet da Gazeta do Povo.