Nesse mês de março, a importadora Beer Concept trouxe ao mercado brasileiro uma variedade de novidades das cervejarias Horn Beer, Amager, De Molen e Kaapse. Em evento realizado no Empório Alto dos Pinheiros, eu, Elder Puggina, do blog Boteco e Cerveja, tive a “missão” de degustar 16 rótulos do portfólio da importadora, dentre eles alguns dos 45 lançamentos trazidos para o Brasil. Confira como foi:
Horn Beer
A Horn Beer é uma cervejaria dinamarquesa considerada uma farmhouse brewery. O fundador era homebrew por hobby até criar uma imperial stout envelhecida em barril com adição de rum. Foi premiado e montou a sua microcervejaria. No início tinha uma produção de 40 mil litros de cerveja e atualmente com capacidade de 200 mil litros a cervejaria tem diversos prêmios em campeonatos europeus. O nome Horn é a estrada que leva até a fazenda e a arte dos rótulos são feitas pela esposa do dono, uma artista plástica.
Dry Hop – Cerveja Indian Pale Lager, foi considerada a melhor cerveja do Mondial de la Bierre France 2011 e medalha de prata no Mondial de Estocolmo em 2011. Cerveja leve, bastante aromática, cítrica e seca. Com 5% ABV.
Imperial IPA – Estilo Imperial IPA com 8,3% ABV. Bem perfumada, com after taste prolongado e com médio aquecimento alcoólico.
Black Magic Woman – O nome do rótulo é uma referência a música do Santana. Estilo Peat Smoke Imperial Stout. Teor alcoólico alto (10% ABV), notas de café e torrado, chega a lembrar um licor de cerveja.
Top Hop – Indian Pale Ale com 4,5% ABV cujo o rótulo é representado por um simpático lúpulo de cartola. São 4 lúpulos utilizados nesta IPA: amarillo, simcoe, centennial e cascade.
Framboise – Uma Sour Ale/Fruit Beer com raspberry e 5,5% ABV. Bem ácida, leve aroma da fruta e bastante seca.
Helge – Uma Barley Wine com cerejas. Surpreendente por seus 10% ABV e não aparentar ser uma cerveja com esse teor. Seca, bastante aromática e a cereja bem presente.
Amager Bryghus
No mercado desde 2007 foi fundada por dois estudantes. Em uma aula de química escolheram fazer um trabalho sobre fermentação. Gostaram e continuaram fazendo vários testes de produção de cerveja. Perceberam que tinham jeito para isso e começaram a produzir comercialmente. Atualmente conta com 5 funcionários e exporta para mais de 20 países. A arte dos rótulos são feitas pelo artista dinamarquês Simon Hartvig. A Amager tem uma série chamada The Sinner (Os Pecados) e cada rótulo dessa série representa um dos 7 pecados capitais.
Arctic SunStrone – Cerveja colaborativa entre a Amager a a americana Three Floyds. American Pale Ale com 6 % ABV tem os lúpulos centennial, tomahawk, citra e simcoe. E leva fermento ale inglês.
Orange Crush – Colaborativa com a Cigar City. Uma session IPA feita com casca de laranja. Está chegando na pressão no Brasil pela primeira vez. 32 IBU e 5% ABV.
Wookiee IPA – Em homenagem à star wars, à raça wookiee (Chewbacca). Lúpulos Amarillo, Herkules, Citra, Centennial e Sorachi. Aroma bastante floral.
Envy (Inveja) – O nome é referente à inveja (em tom de brincadeira) que eles sentem dos criadores do West Coast IPA, por ser o estilo que eles mais gostam de fazer. 6,5% ABV e 80 IBU.
Gluttony (Gula) – Double IPA com 9,4% ABV e leva esse nome em alusão aos tantos tipos de lúpulos utilizados (Amarillo, Herkules, Citra, Simcoe, Centennial e Sorachi).
Black Nitro – Colaborativa com a Grassroots, estilo Black IPA, 7,5% ABV. O amargor do lúpulo aparece levemente mais acentuado que o do malte torrado.
Kaapse Browers
A Kaapse é de Roterdã que em 2014 foi considerada uma das melhores cervejarias novas daquele ano pelo conceituado site cervejeiro rate beer. Todos os rótulos são produzidos na cervejaria De Molen.
Jaapie – Imperial Red Ale, tem aroma frutado e é bastante equilibrada entre o dulçor e o forte teor alcoólico de 9,4% ABV e 77 IBU.
Karel – Estilo American Pale Ale com aroma herbal, levemente cítrico e médio amargor. Apresenta 4,7% ABV e 42 IBU.
Brouwerij De Molen
Pequena cervejaria holandesa localizada na cidade de Bodegraven em um histórico Moinho de Vento, o que dá o nome a cervejaria.
Pale Ale Citra – Novidade no Brasil, com 4,8% ABV e aroma frutado de tangerina, cítrico e média carbonatação.
Amarillo – Imperial IPA com 60 IBU e 9,2% ABV, aroma floral e médio amargor.
Os rótulos agradaram bastante. São ótimas cervejas. E é muito bom ver o trabalho da Beer Concept de buscar novidades em países distantes trazendo vários rótulos ao mesmo tempo. Parabéns!
[Esse texto é uma contribuição do amigo blogueiro Elder Puggina, do Boteco e Cerveja, especialmente para a seção de guest posts do BarDoCelso.com. Trata-se de um espaço aberto para quem quiser publicar materiais contando um pouco das suas experiências cervejeiras, dando notícias, informações e escrevendo artigos de utilidade publica cervejeira. Quer participar também? Entre em contato pelo e-mail [email protected] que eu explico tudo! Muito obrigado, Roberta. E aguardamos os próximos textos 😉 ]