Saaz Bier Bar: uma viagem pelo mundo das cervejas

Divulgação
O Saaz Bier Bar fica na Al. Presidente Taunay, no Batel, em Curitiba

Não se trata de uma promoção de pacote turístico, mas de algo que acontece assim que você coloca os pés no Saaz Bier Bar, no Batel, aqui de Curitiba. O estabelecimento, inaugurado em março deste ano, leva você para um passeio pelo mundo das cervejas especiais a cada visita e sem sair do lugar. Não faltam nem os guias: o chef Luiz Pacheco e sua noiva, Juliana Stavnetchei, conhecem a fundo a bebida e são capazes de apresentar aos clientes cada um dos 110 rótulos diferentes presentes na casa como verdadeiros pontos turísticos, monumentos ou obras de arte.

A credibilidade do casal é atestada pela experiência. A Juliana chegou a participar de uma reportagem do Viver Bem sobre mulheres cervejeiras.

O Saaz é o segundo estabelecimento deles. Antes, tocaram por três anos o saudoso Carocha, na Manoel Ribas, no bairro Mercês. O bar era bastante aconchegante, mas ficou pequeno para o tamanho da viagem e das pessoas interessadas. “Nossa proposta sempre foi apresentar o mundo da cerveja aos nossos clientes e amigos. Mostrar para as pessoas que a bebida pode ser algo muito diferente do que o senso comum costuma mostrar”, explica Pacheco.

“O Saaz é um espaço onde tudo respira cerveja. Onde a musica, as paredes a decoração, o cardápio é tudo mais remete a uma única bebida, mas com uma variedade enorme de sabores e aromas”, conta o proprietário. O nome do bar também segue o mesmo princípio. Saaz é uma variedade de lúpulo aromático usado para fazer cervejas (os demais ingredientes são o malte, a água e o fermento).

Cardápio

Divulgação
O casal Juliana e Pacheco: experiência para guiar os clientes pelo mundo da cerveja

O passeio no Saaz pode incluir tanto rótulos nacionais quanto importados. Seria complicado colocar todos os roteiros possíveis aqui, mas um destaque é a viagem a Minas Gerais, degustando as Falke Bier e Walls. Se a ideia é ir para fora do país, vale uma passada na Bélgica para experimentar as cervejas produzidas pelo método de champanhe (bière brut) ou as exóticas lambics. Se não souber para onde ir, não se preocupe. Basta explicar do que gosta aos guias que eles indicam a direção.

Para comer, o bar oferece petiscos, sanduíches e sobremesas, que podem ser devidamente harmonizadas com a cerveja. A porção de mignon suíno ao molho inglês, por exemplo, vai muito bem com uma vienna, pois os condimentos do prato suavizam o amargo da cerveja. No caso do sanduíche de frango ao molho quatro queijos, uma boa pedida é uma cerveja golden ale. Elas são fortes e frutadas, ideais para queijos mais gordurosos. Para finalizar, um cupcake de Guinness e de cenoura com cobertura de chocolate, que combina muito bem com stouts e porters.

No momento, um chope local também está fazendo parte do cardápio da casa. Afinal, por que não viajar dentro da própria cidade? E eles começaram a servir já com promoção. Até o fim do verão, de terça-feira a sábado, das 18 horas até as 20h30, você pede um chope da Klein Bier, cervejaria de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, e leva outro.

Para o futuro, o casal estuda outros roteiros e caminhos. Um deles é trazer esporadicamente chopes de fora do Paraná. Outro, fabricar o próprio chope da casa, assim como acontece em muitos bares e pubs da Europa. Como não existe viagem no tempo, o jeito é esperar.

Serviço: Saaz Bier Bar. Al. Presidente Taunay, 434, Batel, Curitiba. (41) 3029-3689. www.saaz.com.br. Confira mais informações no Guia Gazeta do Povo.

Acompanhe o Bar do Celso

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

1 comentário em “Saaz Bier Bar: uma viagem pelo mundo das cervejas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *