Artigos

Sucesso em tempos de crise: God Save The Beer comemora seu primeiro ano

By 16/06/2016abril 18th, 2020No Comments

Que o comércio brasileiro está sofrendo com a crise política e econômica não é mais novidade. O mercado de cervejas artesanais também sofre com isso, algumas lojas e bares fecharam, outros mudaram de ramo. Porém, outros descobriram como crescer e obter sucesso em meio a tempestade. É o caso da loja especializada God Save The Beer, em Curitiba, que completa 1 ano de atividade e vai comemorar com festa no próximo dia 19. Entrevistamos um dos sócios, Rafael Nogueira, que nos contou sobre o rápido crescimento do empreendimento e diz que o segredo do sucesso é estar preparado para mudar de acordo com o que público quer, mesmo que você precise mudar completamente o conceito inicial do negócio.

God Save The Beer

Conferia abaixo a entrevista completa e também mais informações sobre a festa de 1 ano do God Save The Beer.

BarDoCelso.com – O God Save The Beer está completando 1 ano de vida, quais foram as principais mudanças que aconteceram nesse período?

Rafael Nogueira: Nós começamos com a ideia de ser mais uma loja de cerveja do que um bar. Com o passar do tempo percebemos que o nosso publico gostava muito do nosso ambiente e do nosso atendimento informal. Tivemos que fazer mudanças para acolher essa receptividade do nossos clientes que passaram a escolher a GOD para seu happy hour de toda semana, para o passeio de final semana com a família, para aproveitar os food trucks que param em frente a loja e para degustar as cervejas e diferentes opções de chopes.

BarDoCelso.com – De lá para cá foram vários eventos promovidos pela loja mensalmente. Essa é uma estratégia que funciona para vocês? Como esses eventos agregam no crescimento do negócio?

Rafael Nogueira: Primeiramente, nós adoramos esses eventos. Gostamos da festa, da confraternização e do barulho, então foi ai que tudo começou. Com o tempo começamos a ver que a aceitação dos eventos estava sendo grande e então resolvemos adicionar na nossa estratégia. Fazemos os eventos mensais em frente a GOD, mas também participamos de vários eventos externos, e pretendemos continuar organizando os eventos enquanto houver interesse do nosso público.

BarDoCelso.com – Quais são os fatores que contribuíram para esse sucesso em tão pouco tempo, e justamente num ano com uma das nossas piores crises econômicas?

Rafael Nogueira: Com a GOD tentamos criar um conceito de como nós (Rafael, Samuel e Bruno) vemos a cerveja artesanal, uma bebida democrática e social. A nossa visão é que quem procura cerveja artesanal está atras de uma bebida de qualidade,que aproxima, diverte, promove a socialização e rende boas histórias. Todas as nossas ações de comunicação são direcionadas por essa visão. Somado a isso, tentamos criar um ambiente em que as pessoas curtam ficar e que seja direcionado a todos os tipos públicos, onde o atendimento é de igual para igual, sem hierarquia. Acho que tudo isso junto é o que nos ajudou em tempos de crise, porém não podemos para por aí, temos que estar sempre inovando.

BarDoCelso.com – Vocês sempre quiseram trabalhar com cervejas? Como entraram nesse mercado?

Rafael Nogueira: Foi algo recente, começamos como consumidores e a dois anos atrás fizemos o curso de como fazer cerveja na Bodebrown. Foi onde começamos a nos apaixonar por toda a cultura. Como consumidores, nós tínhamos que ir para o centro da cidade ou até mais longe para comprar cerveja e vimos a oportunidade de abrir algo numa região que ainda não havia sido explorada, que engloba o Guabirotuba, Jardim das Americas e Uberaba.

BarDoCelso.com – Vocês começaram com um espaço e há pouco tempo já duplicaram ele. Como foi fazer um novo investimento em tão pouco tempo? Rolou um frio na barriga na hora de ampliar?

Rafael Nogueira: A gente tinha em mente aumentar o espaço físico um dia, mas não tão cedo. A oportunidade surgiu quando o imóvel ao lado vagou e não podíamos perder a chance. Nós já estávamos notando que nosso espaço físico estava ficando pequeno, o que nos fez encarar o desafio. O frio na barriga foi grande, porque ainda estávamos entendendo o mercado e começando, mas mesmo assim resolvemos arriscar. Hoje não temos duvida que foi uma decisão acertada.

BarDoCelso.com – Hoje a loja possui em média quantos rótulos, chopes e comporta quantas pessoas?

Rafael Nogueira: A quantidade de rótulos varia, mas ficamos em média com 200 rótulos. Tentamos sempre trazer novidades para atender nosso publico cervejeiro. Temos 5 torneiras de chope, mas pretendemos aumentar em breve. Temos lugar para 40 pessoas sentadas, mas conseguimos trabalhar com o máximo de 80 pessoas.

BarDoCelso.com – Vocês também investiram em produtos com a marca da loja. Como tem sido essa experiência? Gerou o retorno que vocês esperavam?

Rafael Nogueira: Nós sempre gostamos muito do nome, mas nunca imaginamos o quanto as pessoas se identificariam com a nossa marca. Isso se traduz no sucesso dos nossos produtos com marca própria. Estamos felizes com o retorno e honrados que as pessoas escolham vestir a nossa marca. Vamos continuar expandindo nossa linha de produtos.

BarDoCelso.com – E o relacionamento dos sócios, vocês continuam se dando bem depois desse primeiro ano?

Rafael Nogueira: Nós somos em 3, eu e o Samuel que somos irmãos e o Bruno que é amigo de longa data. Estamos em família e acho que isso ajuda mais do que atrapalha, é claro que o pau come as vezes, mas tudo fica bem muito rápido também. As nossas habilidades são complementares também, o que ajuda no relacionamento.

BarDoCelso.com – Vocês vão celebrar o aniversário da God Save The Beer na fábrica da Bastards correto? Porque escolheram uma cervejaria para celebrar esse 1 ano?

Rafael Nogueira:Pensando sempre em inovação, a cada ano queremos fazer um “brewery takeover” e lançar uma cerveja com essa cervejaria para comemorar o aniversario da GOD. Para o primeiro ano não tinha como ser em um lugar diferente. Quando abrimos a GOD, nós éramos novos no mercado, ninguém conhecia a gente, e a Bastards recebeu a gente muito bem. Acho que nossas historias são meio parecidas, éramos bastardos do mundo cervejeiro quando começamos, e eles viram um pouco deles na gente. Nosso primeiro evento na loja foi na segunda semana de funcionamento com o Viajante Cervejeiro, e a Bastards já estava junto com a gente. Desde então temos uma parceria forte com eles e já fizemos vários eventos e ações juntos.

BarDoCelso.com – E a cerveja com a marca God Save The Beer chega quando?

Rafael Nogueira:Vamos lançar dia 19 de junho na festa de 1 ano. Fizemos uma colaborativa com a Bastards chamada DOG SAVE THE BEER. O nome é uma brincadeira com as duas marcas, unindo o nome da GOD e o cachorro da Bastards. O rótulo vai seguir a linha de personagens da Bastards, e fizemos um cachorro marrento com um toque angelical, também brincando com as marcas. A cerveja é uma session IPA, com 50 IBU, 4,4% ABV e usamos os lúpulos citra, galaxy e equinox. Além do chope, vai estar também disponível em garrafas de 1 litro. A DOG SAVE THE BEER vai ser uma das opções que estaremos servindo no dia do evento.

god save the beer dog

BarDoCelso.com – Quais são os planos para 2016? Alguma filial a vista?

Rafael Nogueira:Esse ano queremos nos estabelecer e tentar nos tornar referencia no mercado cervejeiro de Curitiba. Temos alguns planos de ampliação que ainda estamos estudando a viabilidade.

A festa de 1 Ano da God Save The Beer acontece no próximo domingo, dia 19 de junho, a partir das 11 horas, na fábrica na Bastards. O evento contará com os foodtrucks parceiros da loja, música ao vivo e o lançamento da Dog Save The Beer. A entrada é gratuita e você pode levar seu caneco preferido. Mais informações você encontra na página do evento no Facebook.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply