Um passeio pelas cervejas gaúchas

No mês passado aconteceu em Porto Alegre (RS) o 10º Encontro Nacional das Acervas, um evento anual que reúne cervejeiros artesanais caseiros (também chamados de homebrewers, pois fazem a sua própria cerveja em casa como hobby) de associações de todo o país. Estive por lá, fui jurado no concurso de cervejas e ainda pude passear pela cidade para conhecer o que ela oferece para nós, fãs da bebida. Trago para vocês algumas sugestões das cervejas gaúchas.

Assim como Belo Horizonte e Curitiba, as terras gaúchas vêm se destacando no mercado cervejeiro artesanal nacional. São de lá as eleitas Melhor Cerveja (Basilicow da Seasons) e Melhor Cervejaria (Tupiniquim) no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja, um dos maiores eventos do ramo no país. Mas isso é só a ponta de um iceberg. A região conseguiu unir muito do melhor da tradição da imigração europeia com a modernidade das novas tendências mundiais.

Leia a íntegra da coluna Bar do Celso sobre as cervejas gaúchas na revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo. A publicação circula encartada no jornal todas as segundas quinta-feiras do mês.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *