Pular para o conteúdo

Uma viagem pela rota da cerveja

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O mestre cervejeiro da Das Bier é o pernambucano Antonio Soares de Souza, de 54 anos, sendo que 26 deles dedicados à cerveja

Nesta quinta-feira (17) o Bom Gourmet publicou a matéria sobre a viagem que fiz pelo Vale de Itajaí, pela rota da cerveja (vejam lá, não percam!). Trata-se de um clássico desejo de todo o cervejeiro que conheço. O impressionante disso tudo é que esse roteiro, almejado por bebedores de todo o país, fica logo alí para nós paranaenses. E muitos ainda não conhecem.

A ideia de fazer uma pacote turístico para visitar as micro-cervejarias da região é muito boa, e aqui parabenizo o pessoal do blog Clubier e da SBTUR pela empreitada. Agradeço também a todas as cervejarias pela recepção e, claro, a Gazeta do Povo e minhas queridas chefes, por terem apoiado a maluquice e me liberado para fazer a reportagem (para quem não sabe, não faço só o blog).

Sinto, apenas, que os passeios organizados por agências para lá, o que facilita muito a vida dos turistas, não sejam mais frequentes. Esse roteiro tem tudo para se tornar tão bem sucedido quanto o passeio pela Serra Gaúcha é para o vinho. Não acontece por uma certa falta de organização e conflito de interesses, que não é culpa só de uma entidade, mas de todo um conjunto de fatores, ao meu ver.

Bem, já enrolei bastante. Vão lá e vejam a matéria, as fotos e os vídeos. Foi bom fazer, e espero que seja bom ler. Prost!

***

Nesta quinta-feira, a partir das 19h30, vou participar do duelo das cervejas, que ocorre na livraria FNAC, e é organizado pelo Mestre-cervejeiro.com. Trata-se de um bate-papo sobre a bebida seguido de uma degustação de duas cervejas de cada estilo, uma nacional outra importada. Quem vence, nesse caso, é o de menos. O mais importante é que o degustador perceba que existem cervejas para gostos, situações e públicos diferentes. Os interessados em participar dessa parte do show precisam fazer suas inscrições na bilheteria da FNAC ou na loja do Mestre-Cervejeiro.com.

4 comentários em “Uma viagem pela rota da cerveja”

  1. Nádia Schiavinatto

    Meu querido Celso, parabéns pela matéria! Com certeza, vou um dia fazer esse roteiro! Olha… deu água na boca!

  2. Eu adoro as cervejas da Eisenbahn, mas a visita à fábrica é uma decepção. Da primeira vez que fui, em 2006, a gente passeava lá por dentro, via tudo, mas agora eles só amontoam o povo perto de uma mesinha com garrafas, a menina liga o piloto automático, fala o texto dela sem nenhuma tentativa de interagir com os visitantes, e depois dá um copo de chope pra cada um. Não sei se é assim também fora de Oktoberfest, mas já desisti de levar os amigos de fora para fazer essa visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *