12 cervejas para o amigo secreto

Sabe aquele amigo secreto de final de ano que você sempre acaba entrando, seja na família ou na empresa? Então, fizemos uma lista de cervejas pensando nos personagens clássicos da vida real e o quais rótulos divertidos  combinariam mais com eles.

Tio do Pavê

É aquele tio ou colega que adora fazer um trocadilho, muitas vezes na hora errada ou sem a menor graça. Para ter seu dia de revanche indicamos a cerveja Centeio Dedo, da Urbana. É uma American Rye IPA que leva 30% de centeio na receita e tem como resultado uma textura mais aveludada. Com 6,5% de teor alcoólico ela vai descer macio e deixar o tio bem feliz.

Centeio Dedo Urbana

O Paizão

Para quem tem aquele paizão sempre presente, uma boa maneira de homenagear o velho é com Big Daddy, da Speakeasy. Essa IPA americana é um belo exemplar da família. Com 6,5% de teor alcoólico ela tem notas cítricas no aroma e sabor e seu amargor é equilibrado com a quantidade de malte.

Speakeasy big daddy

Mamãe

Aquele ser quase celestial que adora se meter, digo, cuidar e proteger a vida da gente. Nenhuma cervejaria poderia representar melhor do que a Coruja, e o rótulo escolhido foi a Baca. Uma Amber Lager que tem como destaque o toque de pitanga combinado com o amargor do lúpulo alcançando 40 IBUs. Aroma frutado, com uma bela cor cobre, ela possui apenas 5,5% de teor alcoólico.

Coruja Baca

Sogra 

Sua sogra pode ser um amor de criatura, mas não dá para perder a piada numa hora dessas. Parece que foi pensando nisso que a cervejaria Providência fez a Cascahell. Uma Extra Special Bitter, estilo inglês, com aroma e sabor de malte deixando o lúpulo para o segundo plano. Com 5,8% de teor alcoólico é uma bebida com corpo leve  e baixo amargor.

Cascahell providência

Primo Nerd 

O membro da família que raramente você consegue ver, aparece apenas nos eventos obrigatórios. Ele vai pirar quando souber que Wäls 42 é uma cerveja elaborada em parceria com o Google da América Latina e remete ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Para você que não conhece, 42 é a resposta para tudo na vida, segundo o autor Douglas Adams. Ela é uma Saison, com 6,5%, que leva amêndoas, limão, abacaxi e café na receita, além do dry hopping com lúpulo Saaz.  Confira aqui o significado de 42.

Wals 42 saison

Chefe 

Um dos mais difíceis para escolher o presente, o Chefe, pode ser aquele ser muito gente boa ou a pedra no seu sapato. Vamos ficar com a primeira versão e indicar a Boss, a cerveja estilo Imperial IPA da Invicta. Com 8% de teor alcoólico e 115 IBUs, essa cerveja possui doses generosas de lúpulo que trazem o aroma floral e seu sabor amargo.

Boss Invicta

Colega Zen 

O seu colega que tem um jardim zen em cima da mesa, o qual você adora ficar mexendo enquanto bate papo, provavelmente vai curtir a Yin e a Yang da dinamarquesa Evil Twin. São duas cervejas que foram criadas separadamente, mas com a intenção de serem consumidas juntas no mesmo copo. A Yin é uma Russian Imperial Stout, com 10% de teor alcoólico e a Yang é uma Imperial IPA, também com 10%. Juntas formam uma mistura complexa, com notas torradas no aroma, bastante lúpulo no sabor, cremosidade e calor do álcool.

Eviltwin yin yang

Amigo Hipster 

Essa cerveja já tem o nome inspirado naquele seu amigo hipster que curte a cultura mainstream. A Hipster Ale, da Evil Twin,  é uma American Pale Ale âmbar que apresenta aromas clássicos dos lúpulos americanos, notas de frutas cítricas, e toques frutados de mamão e manga. O amargor é marcante, porém possui um agradável dulçor de malte. Tem 5,5% de teor alcoólico e ainda vem na latinha.

Hipster ale eviltwin

Tia da dieta

Quase sempre existe aquela tia que é fissurada em dieta e  aparece com uma receita nova. Para colaborar com ela a sugestão é a Crazy Rye , uma cerveja sem glúten feita em parceria entre a Lake Side  e a F#%*ing Beer, de Curitiba. Na receita ela leva centeio e traz uma combinação de maltes e lúpulos australianos, com 5,1% de teor alcoólico.

Lake Side Fucking Beer Crazy Rye

Cunhado 

Por mais gente boa que seja o cunhado ele sempre é alvo daquela tirada de sarro básica. E para isso temos a Beertoon Bola nas Costas para ajudar. Uma Session IPA produzida pelo mestre cervejeiro Botto com rótulos do cartunista Ique. Muito refrescante, com apenas 4% de teor alcoólico.

Bola nas costas Beertoon

O Amor

Se você tirar seu companheiro (a) pode aproveitar e fazer uma pequena declaração de amor com o rótulo I Love With My Stout, também da Evil Twin. Essa Russian Imperial Stout, com 12% de teor alcoólico é uma cerveja encorpada e muito equilibrada. Notas de café, chocolate e licorosas de alcaçuz no aroma. No sabor segue a mesma linha, chocolate, café, com amargor bem inserido.

I love you with my stout Eviltwin

Vózinha (o)

As vovós e os vovôs são aquelas pessoas que ocupam um lugar especial no coração e ficam mais queridos com o passar do tempo. Por isso a Strong Suffolk Vintage Ale, da Greene King, Inglaterra, é uma boa homenagem.  Essa Old Ale é um blend entre uma cerveja maturada por 2 anos em barril de carvalho e uma cerveja nova. Complexa e frutada ela tem 12% de teor alcóolico e pode ser guardada por mais alguns anos.

Suffolk

 

Essa nossa lista foi criada com o intuito de reunir diversão e informação, sem a intenção de ofender e rotular. Caso  você tenha mais alguma cerveja para o  amigo secreto do final de ano sugira para nós!

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *