2ª edição do Wikibier Festival está confirmada para 2012

Divulgação
Wikibier Festival 2011 reuniu cerca de 4 mil pessoas ao longo das 12 horas de evento no sábado, no Expo Unimed, na Universidade Positivo, em Curitiba

Cerca de quatro mil pessoas compareceram ao Wikibier, festival de cervejas artesanais que ocorreu em Curitiba no sábado (22). Foi um grande momento para a cultura cervejeira na cidade e no país – a repercussão foi nacional! A avaliação do evento foi super positiva, com muitos elogios, tanto às cervejas e cervejarias quando à organização. Foram 12 horas de festa, sem incidentes. Com isso, de acordo com os idealizadores do evento, a segunda edição do Wikibier está confirmada para 2012. No entanto, ainda não há uma data marcada. Os organizadores contam que também receberam propostas para levar o Wikibier para outras cidade do país, como São Paulo e Porto Alegre, mas esse novo modelo ainda está sendo estudado.

O festival contou com a participação de cervejarias e cervejeiros do Brasil todo e participações especiais do mundo afora, como como Graeme Wallace, da cervejaria da BrewDog, e Joe Tucker, crítico e especialista do site Ratebeer.com. A presença de tantas pessoas e o tamanho do evento, que ocupou 4 mil metros do Expo Unimed, na Universidade Positivo, na capital paranaense, só reforça o que se testemunha há algum tempo: um grande crescimento do interesse do público e do mercado de cervejas especiais, assim como a força das cervejas artesanais, sendo locais, nacionais ou importadas. A própria realização desse novo festival é sinal disso, o que só vem para acrescentar e divulgar essa cultura.

Divulgação

Um dos pontos altos, na minha opinião, foi a variedade de cervejas servidas, desde ótimas Pilseners até Pumpkin Ale, estilo feito com abóbora e pouco comum por aqui. Os chopes importados da Brew Dog e Harviestoun estavam ótimos e as cervejarias, tanto locais quanto nacionais, mostraram a ótima qualidade de seus produtos. Já os produtores caseiros surpreenderam muitas pessoas pela criatividade das formulações, que foram desde cervejas com pimenta até com flores, como jasmim e camomila.

Quem foi teve a oportunidade pode acompanhar e até antever novidades que vão aparecer nos próximos meses no mercado, além de ver, sentir e degustá-las. Também foi possível conhecer mais dessa cultura, falar com os próprios produtores das cervejas e cuitir um dia agradável na companhia de amigos. Afinal, cerveja e festa sempre tiveram tudo a ver.

Grata surpresa

Gostaria de abrir um parênteses. Fiquei muito feliz com a quantidade de pessoas que vieram falar pessoalmente comigo, que me reconheceram, elogiaram e criticaram meu trabalho. Faço porque, como vocês, gosto. Curto cervejas, festa, e falar sobre isso. O blog Bar do Celso é fruto desse desejo, e um espaço sempre aberto para vocês, caros leitores. Muito obrigado por tudo!

Problemas

Divulgação

O Wikibier enfrentou, sim, alguns problemas. Nada, na minha opinião, que comprometesse a bela festa que foi preparada. No entanto, muitas pessoas vieram reclamar de situações e dar suas opiniões diretamente para mim. Com isso, me senti no dever de ajudar a esclarecer esses pontos, questionando a organização do evento sobre eles. Quero agradecer à produção do festival e a assessoria de imprensa que entenderam isso e prestaram todo o apoio, dando as informações, num exemplo de transparência.

Uma das principais reclamações foi a respeito da grande fila formada no início da festa para comprar fichas de consumo. A organização esclareceu que o problema foi com o sistema de cartões, que saiu do ar, deixando muitos clientes sem ter como beber ou comer. Assim que as filas se formaram, a organização afirma que abriu novos caixas, um novo ponto de venda e colocou vendedores à disposição pelo salão. A situação foi normalizada por volta das 16 horas.

Divulgação

Muitos falaram sobre os preços das cervejas, que não se mantiveram em R$ 2, para 100 ml, e R$ 7, para 400 ml. A organização ressalta que esses eram os preços mínimos. O cálculo do valor das cervejas se diferenciam de várias formas, até mesmo pelos custos de produção, o que inviabiliza vender todas no mesmo preço.

Sobre as cervejas que acabaram cedo, principalmente dos cervejeiros caseiros, é algo comum em vários festivais. Esses produtores tem uma capacidade limitada, o que impossibilita de fazer grandes volumes para os festivais. O certo é, realmente, chegar cedo. A organização diz que estuda aumentar o número de pequenos produtores no próximo ano.

Divulgação

Mais do que a banda Copacabana Club, – que cancelou o show na noite de sexta-feira, segundo a organização, e foi substituída por U2 Cover – os cervejeiros sentiram falta do chope Deliruim Thremens, que foi anunciado como uma das atrações. O Wikibier esclarece que houve problemas com a importação do produto, mas que ela foi compensada com os chopes da Harivestoun e BrewDog.

E você, o que achou do Wikibier? Comente abaixo

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

12 comentários em “2ª edição do Wikibier Festival está confirmada para 2012”

  1. Douglas Carvalho

    Celso, de novo, muito bem comentado.
    Acho que voc? conseguiu relatar muito do festival como evento. Fora isso, só mesmo os momentos fantástico que a festa proporcional. Uma das coisas mais legais, era trocar percepç?es sobre as cervejas provadas com demais cervejeiros e dar aquela “bicada” no copo alheio para confirmar..
    Eu cheguei cedo (meio dia) e n?o sofri com a fila. Mas realmente é um ponto de atenç?o pro – AGUARDADÍSSIMO – próximo evento.
    Abs.

  2. Uma das coisas que mais ficou a desejar era a parte de alimentação… simplesmente não existia… ou chamaria aqueles bolinhos e sanduiches mal feitos de comida?
    As pessoas estavam com muita fome, para inclusive poder experimentar mais cervejas e não tinha nada para comer. As barracas improvisadas sem estrutura, somente uma cozinha para todos… esse foi um fato lamentável.
    O preco de 5 bolinhos pequeninos na barraca da Devassa era 14 Reais…
    Na próxima façam uma estrutura melhor de comida!

  3. Adorei o festival, a variedade das cervejas foi bem interessante, mas acho que o festival teve mais problemas do que os que foram apontados no texto. Eu acho que, além de cerveja e água, deveria existir algum outro tipo de bebida, um meio termo, como 1 barraca de suco ou refrigerante. Deveria haver mais mesas e também mais barracas de comida, pois eram 18 horas e não havia mais comida. Fora isso, achei ótimo, meio caro, mas ótimo o festival

  4. João Sampaio

    A festa estava realmente boa e, pelo menos para mim que cheguei cedo, os problemas não superaram as qualidades. Mas não tenho como deixar de comentar as “desculpas” dadas para os problemas:

    1) O problema da fila para comprar fichas não foi só pelo sistema ter saído do ar, ele estava lento. Os aparelhos usavam conexão de celular. Um acesso com fio à internet teria minimizado isso. O problema de fila aconteceu nas outras festas e tá na hora dos organizadores melhorarem isso.

    Continua…

  5. João Sampaio

    2) O problema não eram os preços serem maiores que 2 e 7 reais, mas o fato de, na divulgação, terem dado a entender que esses seriam preços fixos.

    3) Pelo que fiquei sabendo dos próprios produtores, suas cervejas acabaram cedo porque os organizadores estabeleceram um número máximo de garrafas que eles poderiam levar. Eu não consegui entender essa lógica. Deviam ter limitado um minimo. Melhor para o consumidor se sobrar. E também duvido que pros vendedores isso seria ruim.

  6. A maioria das cervejas estavam quentes!!! Não tinha comida (não vou considerar aqueles bolinhos e sanduíches que vinham de hora em hora e acabavam em 2 segundos) e a água mineral simplesmente acabou!! Mas gostei da iniciativa de fazer um evento como esse!

  7. O evento foi muuuuito bacana, talvez fosse mais interessante fazer em um local aberto, mas como estamos em curitiba, o local estava apropriado. As filas foram realmente irritantes, cheio de cervejas me esperando e eu na fila parecendo um doente do SUS. Faltou identificação visual do local onde se compram as fichas, fiquei procurando um bom tempo o tal do guichê. Havia poucas mesas e o banheiro não suportou as inúmeras visitas de cada visitante. confirmada presença no próximo Wikibier

  8. Celso, os problemas foram muito maiores; o que não deve desestimular eventos futuros. Angustiantes filas para comprar ficha e CERVEJA (ANGÚSTIA DUPLA), às 18:00h algumas cervejas já tinham acabado e água também acabou. E mais, para um evento de promoção, o preço das cervejas podia ser mais barato. Entretanto, fico muito feliz pela iniciativa e realização do evento. Literalmente, VALEU A PENA!

  9. Jean Nascimento

    Gostei muito do evento. Em comparação com o Beer Day, a estrutura do local + banheiros estava melhor. O problema da fila foi igual… eu mesmo desisti de beber mais pois nao queria pegar fila. O pior é quem tava vendendo canecas e cervejas quentes (pra levar), nao podia usar a maquina de cartao propria (tinha q ser com fichas). Como eu não poderia ficar além das 16 por razões pessoais, cheguei um pouco antes das 11 da manhã. Tive de ficar do lado de fora até 12:15. mas fora isso, evento SHOW!

  10. Gostei muito do evento. Ficamos muito surpresos com toda esta variedade de cervejas reunidas num só local. É impressionante como a boa e velha loura gelada pode ter outros tipos, sabores, cores e aromas. Outra surpresa foi conhecer as cervejas feitas aqui que ainda não conhecia. Fantástico! Que novos eventos como estes sejam organizados em Curitiba para divulgar estes artistas do lúpulo!!! Peguei um pouco de fila pra comprar fichas, mas depois a situação se resolveu. Mas isso não comprometeu.

  11. Nizaor Junior

    Que bom saber que teremos uma 2ª Edição do WikiBier! Pra um primeiro festival, esse foi muito bem organizado e conduzido! Degustei muita cerveja boa e levei mais algumas pra casa!!!
    Ah! Foi bacana conversar com o Celso além do mundo digital! he he he
    Abraço

  12. Pingback: Wikibier 2013: os prós e os contras - Bar do Celso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *