6 restaurantes com cerveja artesanal na carta no Rio de Janeiro

Mesmo a cerveja ainda ser um produto um tanto marginalizado dentro dos grandes restaurantes, alguns chefs do Rio de Janeiro já começaram a valorizar a presença de uma boa cerveja artesanal. Levando em conta a falta de informações disponíveis na internet sobre restaurantes com cerveja artesanal na carta, foi com a ajuda das sommelières Bárbara da Cunha Ventura e Raquel Turatti, que consegui descobrir um pouco mais sobre as mesas que servem boas comidas e boas cervejas. (Obrigada meninas!). Baseado na importância que cada lugar da para a cerveja é que conseguimos selecionar 6 restaurantes com cerveja artesanal na carta no Rio de Janeiro. Confira:

CT Brasserie

ct-brasserie-restaurantes-com-cerveja-rio
O restaurante de Thomas Troisgos conta com uma carta de cervejas artesanais enxuta, mas que abrange exemplares de todas a escolas cervejeiras. Rótulos da Paulaner dividem espaço com cervejarias locais, como a Jeffrey, Three Monkeys e a Therezópolis. Wäls e Colorado também aparecem no cardápio, todo disponível no site. No almoço está eles tem a opção de prato executivo, onde o grelhado ou prato do dia sai por R$48,00. A Veja Rio recomenda também o clássico filé-mignon em crosta de alecrim do chef. São dois endereços no Rio de Janeiro e atendem de segunda a domingo.

Horário: de segunda a domingo das 12:00 até as 23:00
Endereço: VILLAGEMALL – Avenida das Américas, 3900, Guaratiba,Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3328 2187 – [email protected]
Endereço:FASHION MALL – Estr. da Gávea, 899 – 3º andar, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3322 1440 – [email protected]

Aconchego Carioca

aconchego-carioca-restaurantes-com-cerveja-rio

Não para falar de restaurantes com cervejas artesanais sem falar do clássico Aconchego Carioca. Um dos percursores na aposta da cerveja artesanal no Rio de Janeiro, o Aconchego é comandado pela Kátia Barbosa e trabalha com a culinária brasileira. O seu bolinho de feijoada já ganhou vários prêmios e hoje é famoso em boa parte do Brasil. Para matar a fome se jogue num camarão no coco. A sede você mata com os 120 rótulos de cervejas, em sua maioria nacionais, que recheiam as geladeiras do bar/restaurante na Praça da Bandeira. O sucesso foi tanto que Kátia abriu filial no bairro Leblon. Por lá, você também encontra a tradicional feijoada servida nas sextas e sábados.

Horário: terça a sábado das 12h até as 23h. Domingo das 12h até as 17h.
Praça da Bandeira: Endereço -Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira ,Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2273 1035
Leblon: Endereço-  Rua Rainha Guilhermina, 48, Leblon
Telefone: (21) 2294 2913

Deli Delicia

deli-delicia-restaurantes-com-cerveja-rio
O Deli Delícia entra na nossa lista de restaurantes com cervejas artesanais do Rio porque é uma rede que tem muitas comidas gostosas e as nossas amadas cervejas. Na parte de restaurante eles começam atendendo no café da manhã e vão até o jantar. No almoço é o buffet por quilo, a noite tem o buffet de antepastos, hambúrgueres, saladas, caldos, sopas e também pizzas. Eles promovem o Degusta Deli, evento de degustação das comidinhas com bebidas, e o último foi com cervejas artesanais, com vários rótulos nacionais e importados. Além disso, trabalham com várias opções de massas, molhos e carnes para levar. Eles foram os responsáveis pela famosa loja de cervejas do Mondial de La Bière no Rio esse ano. São 4 endereços na cidade.
Barra
Horário: diariamente, das 6h às 23h.
Endereço: Rua Olegário Maciel, 293 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3485-8520
Horário: diariamente, das 7h às 23h.
Endereço 2:Av. dos Flamboyants, 855, loja 108 – Península – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2408-4730
Horário: diariamente, das 7h às 22h.
Endereço 3: Estrada dos Bandeirantes, 8591 – Jacarepaguá
Botafogo
Horário: diariamente, das 7h às 22h
Endereço 4: Rua São Clemente, 114 – Botafogo
Telefone: (21) 2537-6915

Lasai

lasai-restaurantes-com-cervejaCom um conceito contemporâneo e voltado para a sustentabilidade o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, não tem um menu fixo de pratos. Os ingredientes vem de duas hortas montadas para servir o restaurante, e os fornecedores todos trabalham com produtos orgânicos. O restaurante tem 44 lugares e só trabalha com reservas. Em parceria com a carioca Hocus Pocus, a única cervejaria que aparece por lá, produziram uma cerveja exclusiva, a Hocus Pocus Hush, uma Amber Ale. O espaço do lounge fica em um terraço, com vista para o Cristo Redentor, perfeito para degustar as cervejas nos dias quentes. É um dos seis restaurantes no Rio que foi agraciado com a estrela Michelin.

Horário: terça a sexta das 19h30 até 22h30. Sábado das 13h até as 22h30.
Endereço: Rua Conde de Irajá, 191 Botafogo
Telefone: (21)3449-1834 / 3449-1854 [email protected]

Bazzar

bazzar-restaurante-com-cervejas-rio

O Bazzar, localizado no bairro Ipanema, abre diariamente com pratos a la carte e cardápios sazonais criados pela Cristiana Beltrão em parceria com o chef Claudio de Freitas. Ele entra na nossa lista pois já ganhou prêmio pela sua carta de cervejas em 2011, mas hoje não encontramos muitas informações sobre os rótulos que trabalha. Em sua página no facebook, o Bazzar, mostra uma proposta de cervejas convidadas para o mês. A cozinha contemporânea é inspirada em ingredientes locais e receitas regionais. A dica da Veja Rio é o beijupirá (um tipo de peixe) servido com pirão de farinha de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Horário: segunda a quinta das 12h até 00h. Sexta e sábado das 12h até 01h. Domingo das 12h até 19h.
Endereço: Rua Barão da Torre, 538 – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3202 2884

Torna Pub

torna-pub-restaurante-com-cerveja-rio

Quando o assunto é comida e cerveja, podemos nos estender um pouquinho mais no território e incluir um gastropub em Niterói. O Torna Pub tem uma boa carta de cervejas e chopes artesanais, com exemplares clássicos, montada pela sommelière Deise Novakoski. O pessoal do BeerCast já passou por lá a aprovou como um ótimo restaurante que junta as boas cervejas e as boas comidas. Com o clima mais intimista de pub, a culinária internacional é a maior influência do cardápio. O chef Frederico Tagliabue é o responsável pelo menu, onde um dos destaques é o  Spaghetti di Gamberi al Pesto. No hora do almoço oferece o serviço de buffet. Todo dia 29 tem o dia do Nhoque da Fortuna.

Horário: Terça a domingo, das 12h às 23:30h.
Endereço: Rua Cinco de Julho, 305, Jardim Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3629-1557 ou 2717-1750

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *