9 lugares cervejeiros para conhecer em Minas indicados por especialistas

Pensando nas viagens cervejeiras, muito propícias agora em época de férias, resolvemos trazer um pouco do que Minas Gerais tem para oferecer. Para trazer as melhores dicas, conversamos com especialistas em cervejas artesanais que atuam por lá para nos contarem onde estão os locais cervejeiros que todo fã da bebida deve ir conhecer. São vários espaços interessantes, desde restaurantes e lojas de fábrica, até eventos que estão no calendário mineiro, coisas que só quem já foi e mora por lá pode indicar com precisão.

Por isso agradecemos a participação das colegas Fabiana Arreguy e Jaqueline Oliveira Silva e dos colegas Magoo Pellegrino e Johnnie Lustoza.

Então confira abaixo as dicas dos 9 lugares cervejeiros para conhecer em Minas:

Fabiana Arreguy, jornalista, juíza BJCP, sommelière de cervejas, professora e sócia fundadora da Academia Sommelier de Cerveja e blogueira do Pão e Cerveja

Wäls Gastropub
“O Wals Gastropub é um bar construído aonde funcionou um cinema de rua. O local é muito gostoso e é administrado pelo grupo GAD, famoso por suas casas e bares em BH. O cardápio também é diferenciado, com assinatura do chef Vicente Ramos, que também é Beer Sommelier, portanto faz harmonizacoes deliciosas. A casa serve os chopes da Wals, também com variedade de rótulos oferecidos a cada dia”.
Onde: Rua Levindo Lopes, 358 – Savassi, Belo Horizonte – MG
Horário de Atendimento: Seg. a Quar. Das 11h30 às 24h00. Quin. das 11h30 até 01h. Sex. das 11h30 às 02h. Sábado e véspera de feriado das 12h às 02h. Domingo das 12h até as 22h.
Telefone para reservas: 31 3582-5628

Casa OLEC 
“TAP Room Casa OLEC é um minúsculo bar, construído na garagem de uma casa, onde funciona a loja de insumos. Hoje ela oferece todos os dias 20 rótulos on tap, a maioria de cervejarias mineiras, ciganas inclusive. Às terças-feiras eles promovem a Terça na OLEC, sempre com promoções e lançamentos. A comida não é o forte do local. Servem espetinhos, que viraram uma praga em BH. Em toda esquina há uma casa de espetinhos. Mas vale a ida pelos chopes é porque lá sempre se encontram cervejeiros locais”.
Onde: Rua Raimundo Corrêia 210, São Pedro, Belo Horizonte – MG
Horário de Atendimento: Seg. a sexta das 09h até as 20h. Sábado das 08h30 até 14h30.
Telefone: (31) 2573-1770; [email protected]

Jaqueline Oliveira Silva, sommelière de cervejas pela Academia Sommelier de Cerveja, Diretora da Acerva-MG,  Sócia e administradora da Academia Sommelier de Cerveja.

Serra do Caraça Bier Fest
“Desde 2012 a charmosa festa de cervejas artesanais de Minas Gerais, Serra do Caraça Bier Fest, vem sendo realizada no outono brasileiro (abril) aos pés da Serra do Caraça na aconchegante cidade de Catas Altas. A festa que está na sua 6a. é imperdível, não só pela beleza da Serra como por incluir várias cervejas artesanais, gastronomia harmonizadas com Folk Music, Jazz, Blues e Rock. Não tem como perder este cenário incrível bebendo boas cervejas!! Já fui e indico muito!”
Onde: Rua Maquiné, Área de Eventos, Catas Altas – MG
Quando: 22 de Abril
Mais informações: Serra do Caraçá Bier Fest 2017 

Ouropretana 
“Já inclui nos passeios que farei em 2017 – Loja da Fábrica da Cervejaria Ouropretana que fica no centro histórico de Ouro Preto. Além das belíssimas cervejas, tem sempre um bico para curtir uma cerveja convidada e o cardápio deixa qualquer um com água na boca. Mas fique atento porque a fábrica não fica em Ouro Preto e sim no distrito de Cachoeira do Campo”.
Onde: Rua Benedito Valadares, 250 – Rosário, Ouro Preto – MG
Horário de Atendimento: Terça a sexta das 15h até as 21h.
Telefone:  (31) 98818-0646 / (31) 98888-6715

Projeto Experimente 
Nova Lima, agora conhecida como a Bélgica Brasileira é repleta de cervejarias mas como não existe ainda um turismo cervejeiro organizado a dica é se jogar no Experimente, evento que acontece no segundo sábado do mês, na Praça 4 Elementos, no Jardim Canadá. O evento oferece vans terceirizadas, que saem da Savassi (Rio Grande do Norte, 1411) e você pode se deliciar curtindo o sábado com praticamente todas as cervejarias mineiras presentes e se arriscando nas harmonizações com a gastronomia oferecida pelo evento e muita música boa. Um passeio que vem reunido famílias espalhadas pela praça, amigos e amantes da cerveja especial. No Jardim Canadá se encontram estabelecidas cerca de 12 cervejarias.
Onde: Praça 4 Elementos, Jardim Canadá. Nova Lima – MG
Quando: Todo segundo sábado do mês.
Próximo evento: 25 de fevereiro – Carnaval Itabirito – https://www.facebook.com/events/1238223456258256/

Magoo Pellegrino, sommelier de cervejas, cervejeiro caseiro, ex-diretor da ACervA Paulista e criador do projeto de educação cervejeira O Beer Sommelier.

Templo Cervejeiro Backer 
“Situado na própria cervejaria, em Belo Horizonte, o templo cervejeiro tem um ambiente bonito e agradável. Impecável atendimento, cardápio bem selecionado e, obviamente, chopes fresquinhos plugados, por vezes com algumas exclusividades dos tanques da Backer. Além disso ainda conta com uma loja de souvenirs e cervejas em garrafa além da possibilidade de enchimento de growlers”.
Endereço: R. Santa Rita, 220 – Olhos D’Água, Belo Horizonte – MG
Horário de Atendimento: Terça das 11h30 às 15h. Quar. e Quin. das 11h30 às 15h30; 18h até 00h. Sexta e sábado das 11h30 até a 01h. Domingo das 11h30 até as 16h.
Telefone e reservas: (31) 3288-3068

Centro Cervejeiro 
O Centro Cervejeiro nasceu da união da Confraria do Malte, ótimo empório de cervejas, com a loja de insumos e equipamentos cervejeiros do Lamas em Belo Horizonte. Paraíso para os cervejeiros caseiros que aproveitam para tomar uma boa cerveja enquanto compram os ingredientes das suas receitas. A Confraria do Malte traz sempre uma grande diversidade de cervejas locais em seus bicos e ainda oferece a opção de encher o growlers. Visita obrigatória inclusive aos que não são cervejeiros caseiros”.
Onde: R. Gonçalves Dias, 1754 – Lourdes, Belo Horizonte – MG
Horário de Atendimento: Terça a sexta das 10h às 20h. Sábado das 08h até as 15h.
Telefone: (31) 3245-5077

Johnnie Lustoza é sommelier de cervejas, editor do blog Destino Cervejeiro e redator no portal de notícias Bom de Copo.

Svärten Mugg Taverna
O Svärten Mugg é um pub dedicado à cultura viking. São diversas opções de pratos inspirados na culinária nórdica, alguns destilados típicos da Escandinávia e várias opções de cervejas em garrafa. Nas torneiras, são apenas 6 opções, mas em constante rotação, alternando estilos e cervejarias a cada barril.
A lista de coquetéis é impressionante. São inúmeras opções com diversas inspirações, ingredientes exóticos e bastante criatividade.
Para os que querem comemorar alguma data especial, rodeados de amigos, existe uma opção interessante que pode ser encomendada com antecedência: o Midgårds Fyllt Nøff, leitão recheado acompanhado de vários outros petiscos. São aproximadamente 15Kg de comida, um prato digno de um banquete viking”.

Onde: Rua Santa Rita Durão, 1056. Funcionários.
Horário de Atendimento: terça e quarta, das 18h às 23:45h. Quinta, de 18h às 00h. Sexta, das 18h à 01h. Sábado, das 16h à 01h. Domingo, das 18h às 23:45h.
Telefone: (31) 3267-9392

Stadt Jever 
“O Jever é um bar alemão localizado próximo à Savassi, região bastante procurada por turistas e muito frequentada pelos locais. Em seu cardápio são várias opções de pratos típicos alemães.Não existe opções de cervejas em garrafa, as quais são servidas apenas na pressão. Como a casa hoje pertence à Wäls, são servidos apenas os chopes dessa cervejaria por lá, mas com várias opções, sendo que algumas delas dificilmente serão encontradas em outros estabelecimentos.
Eles também servem uma costela suína ao barbecue, defumada em um defumador artesanal, que é um dos pratos mais cobiçados da casa. E para mim, o melhor da casa é tomar uma cerveja no balcão, que é a parte mais “social” do Jever, onde não falta interação com todos que passam por lá”.
Onde: Av Contorno, 5771, Funcionários, Belo Horizonte – MG
Horário de Atendimento: Domingo a Quarta, das 18h à 01h. Quinta, das 18h às 02h. Sexta e Sábado, das 18h às 03h.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 comentários em “9 lugares cervejeiros para conhecer em Minas indicados por especialistas”

  1. Vale acrescentar o Rima dos Sabores, famoso pelos pratos mais inusitados e o Protótipo Bar que trouxe uma proposta bem diferente pra BH, a cada 3 meses eles produzem uma cerveja exclusiva da casa. A primeira de seu nome foi a Santê uma Juicy IPA, fantástica! Além é claro, dos pratos muito bem produzidos da casa, destaque para a Onion rings feita com cerveja!

    1. Legal, Barba! Ótimas dicas. Obrigado pelo completo. Agora vou ali tentar fazer esses onion rings que deu uma vontade… Rs….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *