Quem nunca chegou do trabalho com aquela vontade de tomar uma cerveja gelada? Ou ganhou uma rótulo inédito de presente e está morrendo de curiosidade de experimentar? Tem ainda aquele desespero em churrascos, ou festas, em que a geladeira não está dando conta e os convidados estão chegando com a garganta seca. Então começamos a pensar em como gelar cerveja rápido, seja em lata, garrafa ou long neck. Será no freezer, cooler ou isopor?
Enfim, são inúmeras situações em que precisamos de uma gelada e, na pressa, podemos acabar escolhendo soluções um tanto estranhas. O problema é que algumas delas podem prejudicar a bebida, seja ela uma cerveja artesanal ou comum. Há várias sugestões pela internet que são, no mínimo, duvidosas do ponto de vista de um especialista em cervejas.
Nós, do BarDoCelso.com, resolvemos então pesquisar quais são os principais métodos e avaliar seus prós e contras, para escolher o mais eficiente e seguro para a sua bebida. Afinal, querermos, sim, gelar rápido. Mas também ter o prazer de degustar uma boa cerveja!
Como gelar ceveja rápido na panela de pressão!
Não, você não leu errado. Há um método super curioso e de gelar cerveja rápido (20 segundos) na panela de pressão! Ela não vai no fogo, não. Mas quase caímos para trás quando vimos como fazer. No vídeo acima, um amante de cerveja mostra o truque. Ele coloca uma pequena quantidade de água dentro da panela, duas latinhas de cerveja comum e uma generosa camada de gelo por cima. Depois disso, a panela é fechada e chacoalhada por 20 segundos.
Prós
- Funciona? Sim. É o mesmo princípio de uma coqueteleira. Ao agitar a água e o gelo a temperatura da mistura cai bruscamente. Como a panela e selada, não vaza água e não há entrada de ar, que também gela e se contrai, gerando um pouco de pressão negativa – imagino que não muito. Tudo isso faz uma cerveja gelada bem rápido.
- É no mínimo engraçado!!!
Contras
- Obviamente, a cerveja pode espumar bastante ao abrir.
- A cerveja é muito agitada! Choques físicos são um dos inimigos da bebida, podendo gerar defeitos sensoriais.
- A temperatura cai muito rápido! Choque térmico também não é bom para a bebida. E nesse caso, corre também o risco de congelar, o que muda toda a composição físico-química e pode estragar os aromas e sabores.
- Pode amassar ou até furar a lata! Latas amassadas fazem com que a película interna se rompa colocando metal em contato com a bebida, o que pode gerar sabor metálico.
- Nem pense em colocar uma garrafa nesse método!
Com uma furadeira
Mais um método rápido e bem surreal. Dessa vez utilizando uma furadeira. Não é piada, realmente tentaram fazer isso. A ferramenta não vai furar a parede e nem a latinha de cerveja.
Na verdade, a ideia é pegar a furadeira, uma rolha de vinho e um bocal para colocar na lata. Em seguida, furar a rolha de vinho, inserir no bocal e prender na furadeira e na latinha. Depois basta ligar a furadeira e colocar a lata de cerveja dentro de um balde com gelo. A ação fará com que a latinha gire freneticamente dentro do balde com gelo, gelando a bebida em apenas um minuto.
Prós
- A cerveja realmente fica gelada. Trata-se da mesma dinâmica do Super Cooler. A diferença é que o jeito é caseiro.
- Não vai espumar, simplesmente porque a cerveja não é agitada. O movimento realizado é uniforme.
- É um jeito divertido e rápido. No entanto, tenha cuidado ao manusear a furadeira.
Contras
- A velocidade em que a cerveja vai gelar depende do volume de líquido e tipo de embalagem. Não é uma conta assim tão simples. Na pressa, você pode acabar abrindo a cerveja ainda não muito gelada.
- Dá um certo trabalho para montar todo o aparato necessário e nem sempre os encaixes vão ser tão certinhos assim.
- A não ser que você tenha várias furadeiras, é um processo de uma latinha ou garrafa por vez. Talvez não seja o ideal para um volume grande de cerveja. Ou você contrata um estagiário para ficar gelando a bebida! Rs…
Super Cooler
A tecnologia também pode ser aliada nessa hora. Existe uma máquina conhecida como Super Cooler capaz de deixar a cerveja gelada em apenas dois minutos. Funciona assim: você encaixa o dispositivo na latinha ou garrafa e coloca dentro do gelo. A máquina motorizada fará girar rapidamente. Para comprar o seu e saber mais clique aqui.
Prós
- Falamos muito sobre o sistema no método anterior. A facilidade aqui é que não precisa ter furadeira ou ficar fazendo gambiarra!
- É bonito e interessante. Seus amigos vão ficar curiosos com a engenhoca!
- Não tem risco de congelar. Isso é ótimo!
Contras
- Não é lá muito barato. Claro, cada um sabe do seu bolso e pode avaliar por si.
- Mais uma vez, só dá para gelar uma latinha ou garrafa por vez. A não ser que você compre mais de um (ou use a furadeira).
- Funciona com pilhas. Apesar de durar bastante – uns 200 minutos segundo o fabricante, o que é suficiente para resfriar 100 latas de 350 ml – você deve levar isso em consideração no custo e ter pilhas reservas, caso acabe a energia antes de acabar a cerveja.
- Garrafas grandes podem ser um problema aqui (500 ml, 600 ml ou litrão).
Com um extintor de CO²
Se pensou que já viu de tudo e que não tinha um jeito mais bizarro de gelar cerveja rápido, se enganou. Tem, existe e é com um extintor de gás carbônico. Realmente quem inventou isso estava com muita sede e pressa. A sugestão cômica consiste em colocar as cervejas em um balde ou cooler com gelo e acionar o extintor em direção as latinhas. Dizem que fica gelada em menos de 10 segundos.
Prós
- Gela? Sim. Rápido? Sem dúvida. A temperatura baixa do CO2 rouba calor das latinhas e do líquido.
- Diversão, risadas e para por aí.
Contras
- As cervejas podem congelar dependendo da quantidade de CO², já que a temperatura do gás pode chegar até 10 graus negativos.
- Pode ficar com gosto estranho em função do gás carbônico, estragando sua experiência sensorial – no caso de cervejas artesanais, isso é fortemente desaconselhado.
- Tem também a questão do choque térmico que a cerveja irá receber, o que não é nada bom para a bebida.
- Gasta gás carbônico. E não anda muito barato para reabastecer extintores.
- O MAIS IMPORTANTE: pode ser até perigoso, gente! Dióxido de carbono assim, pressurizado, em baixas temperaturas, pode causar danos para a pele ou sufocar um ser humano. Nunca aponte para uma pessoa ou para si próprio na hora de descarregar.
- Se o extintor está lá, é para ser usado em casos de emergência. Não recomendamos usar para brincadeiras. Vai que você precisa dele e está sem carga por conta dessa brincadeira no dia anterior?
Com um cooler com gelo
Pode parecer óbvio, mas não é tanto. É comum pegarmos um cooler, encher de gelo e colocar cerveja dentro. Acontece que não é só isso que faz com que a cerveja fique gelada mais rápido. Passo-a-passo: Dê um choque térmico no cooler com água morna e depois gelada, forre ele com gelo, molhe as latinhas ou garrafas com água gelada, coloque dentro do cooler, cubra com gelo, se sobrar espaço pode colocar mais cerveja e despeje o restante do gelo. Coloque água para completar. Aguarde aproximadamente 20 minutinhos para checar se já está no ponto.
Prós
- Ao colocar água e gelo num compartimento fechado ele consegue baixar a temperatura bem mais rápido do que na geladeira ou freezer, pois a água em estado líquido conduz melhor o calor do que simplesmente gelo.
- Ao derreter ele absorve o calor do meio, ou seja, rouba o calor da cerveja quente que está lá dentro.
- Você não precisa agitar de maneira alguma a cerveja.
- Se utilizar água e gelo potável também não vai precisar lavar a lata depois.
Contras
- Você não tem controle da temperatura e pode resfriar demais, o que não favorece apreciação dos aromas e sabores.
Com gelo, sal e álcool
Uma dos métodos de como gelar cerveja rápido mais clássico na internet é misturar produtos ao gelo e água. Apenas pegue um cooler ou até mesmo uma caixa de isopor, coloque dentro meio quilo de sal, meio litro de álcool e um saco de gelo e coloque as cervejas, mergulhando as latinhas ou garrafas. Aguarde por pelo menos quatro minutos e estarão geladas, prontas para beber. Apenas mais uma dica fundamental: passe uma água na latinha depois, principalmente nas bordas para tirar qualquer resto de sal ou álcool que estiver.
Prós
- Realmente esse método gela sua cerveja super rápido pois, ao adicionar o sal e o álcool, você diminui o ponto de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido). Essa fusão acontece em 0º, mas com o sal e o álcool, ela vai deixar mais baixa ainda e acelerar o derretimento. E como para derreter o gelo rouba a temperatura da garrafa, logo, sua cerveja também atingirá baixa temperatura numa velocidade elevada.
- O tempo de espera é curto, entre 3 e 5 minutos.
Contras
- A cerveja em lata vai ficar salgada e por isso você tem que passar água antes de beber. Se for long neck também.
- O congelamento também pode ocorrer, principalmente no momento que você tirar a cerveja do cooler.
- Caso você coloque várias unidades vai ter que tirar rápido para não congelarem lá dentro.
- Sua cerveja pode chegar a temperatura abaixo de zero, o que é péssimo para toda a parte sensorial dela. Não é recomendado, portanto, para quem espera sabor das suas cervejas.
- Choque-térmico, mais uma vez, pode prejudicar o sabor e aroma da bebida.
- Seu gelo vai derreter bem rápido, o que não permite a segunda rodada.
Com papel molhado
Simples, fácil e rápido para gelar sua cerveja. Pegue sua latinha ou garrafa e envolva-as com papel toalha. Depois disso, molhe a garrafa com água que estará coberta com o papel. O próximo passo é colocar no freezer ou congelador, na parte mais fria – em alguns existem uma gavetinha com o nome “congelamento rápido:. Depois de aproximadamente 10/15 minutos, a cerveja estará gelada.
Prós
- Ao colocar o papel molhado você aumenta a superfície de contato da cerveja com o ar frio e a água no papel congela rapidamente. Dessa forma ela rouba o calor da cerveja mais rápido.
- Não precisa mexer, nem agitar, nem colocar na panela de pressão (risos!). Ainda estamos rindo disso!
Contras
- É bem provável que fique gelada demais para uma cerveja artesanal.
- Dependendo da temperatura que sair do congelador ela corre risco de congelar no momento da abertura.
- Caso você coloque várias cervejas é possível que congele as pobrezinhas dentro do freezer, ou pior, explodir alguma por lá.
Conclusão
Claro, há situações em que precisamos saber como gelar cerveja rápido. E sim, podem-se usar diversos métodos. Fora as brincadeiras, todos os métodos tem aplicabilidade dependendo da situação e funcionam. O problema é que podem haver consequências para a bebida, principalmente se ela for uma cerveja artesanal. Há duas perguntas básicas que você deve fazer para si mesmo antes de escolher.
1 – Precisa ser tão rápido assim?
Na hora da complicação, queremos uma solução rápida. Mas, normalmente as mais rápidas são as piores para a cerveja, especialmente se você está apreciando a bebida pelo seu sabor. Um simples cooler de gelo com água pode fazer o trabalho num tempo bastante razoável e sem consequências para a bebida ou sua experiência cervejeira. Cerca de 15 ou 20 minutos não é muito. É o tempo de acender o foto e comer algum quitute.
2 – Precisa estar tão gelado assim?
Nós brasileiros gostamos de cerveja mais gelada do que a média. Não tem problema nisso. Afinal, o principal é agradar a você e aos seus amigos! Esse é o princípio básico. Dar prazer.
Também não há muitos problemas no caso de cervejas comuns, pois elas já tem uma baixa carga sensorial e são feitas para refrescar. Mas fique atento para não formar sabores desagradáveis ou congelar a bebida. Isso é um problema mesmo para essas cervejas.
Mas quando o assunto é cerveja artesanal, você está comprando – e pagando mais caro, geralmente – justamente para aproveitar tudo o que ela tem para oferecer em termos de sabores, aromas e experiência. Se gelar demais a bebida, suas papilas gustativas vão sentir menos o gosto e os compostos voláteis de aroma e sabor não vão volatilizar, ou seja, você não vai sentir nada.
Normalmente, nos rótulos da própria cerveja está a indicação de temperatura. Não precisa, claro, medir com o termômetro e nem ficar obcecado com isso. É para ser só uma orientação, uma média. E, como diz Garret Oliver no livro A Mesa do Mestre Cervejeiro, se estiver um pouco mais gelada, deixe esquentar naturalmente. Se estiver um pouco mais quente, volte para o gelo mais um pouco. Não há razão para ser o xiita da temperatura (essa última frase é minha! rs..).
Se você quiser uma orientação mais específica, deixo aqui por fim a tabela do livro Tasting Beer, do Randy Mosher, sobre os estilos de cerveja e a temperatura mais adequada de serviço.
Curtiu o texto? Então compartilha e faça mais pessoas saberem disso também!
chorei de rir com os vídeos!
A gente também, Bia!