Não só de pamonha vive o Piracicabano, também bebe umas cervejas. Localizada no interior paulista, cerca de 150 km da Capital, Piracicaba é conhecida como a terra da pamonha, porém a cidade de quase 500 mil habitantes também oferece um roteiro cervejeiro e gastronômico muito atrativo.
Cervejaria Dama Bier
A Cervejaria Dama Bier começou no ano de 2010 e apesar da pouca idade já é muito cultuada pelos cervejeiros Brasil a fora. O complexo que incluí fábrica, loja e bar da cervejaria é muito bonito e está muito bem preparada para receber o visitante. As visitas devem ser agendadas previamente por email e são acompanhadas pelo Mestre Cervejeiro ou pelo Sommelier, os ingressos incluem uma breve aula sobre história da cerveja e seus estilos, seguido de uma explicação muito bem detalhada do processo produtivo e ao final a degustação de um chope direto do tanque e outros dois no bar. Para fechar também está incluso um copo de brinde.
Cervejaria Cevada Pura
Fundada em 2001, a cervejaria que começou vendendo apenas chopes para bares na cidade, já ganhou reconhecimento dentro e fora do país graças a rótulos lançados com parceiros. A marca conta hoje com cerca de 10 rótulos fixos, além de sazonais.
Apesar de as visitas à fábrica estarem suspensas, a Cevada Pura dispõe de um Tasting Room muito bem montado, com direito a bar com seis opções na pressão e todos os rótulos em garrafa, loja, fliperamas e food trucks nos finais de semana. Além disso possuem também um bar/restaurante que oferece pratos e porções e a carta completa da cervejaria.
Enjoy Public House e ESALQ
Com a roupagem de um típico pub inglês, o Enjoy Public House surge como uma ótima opção para tomar cervejas artesanais numa rua tipicamente boêmia e cheia de barzinhos. A casa conta com uma carta de cerca de 100 rótulos entre cervejas nacionais, importadas e algumas torneiras de chope. Se der sorte pode encontrar alguns exemplares de cervejarias locais menos conhecidas, mas igualmente competentes. Para comer, ótimos hambúrgueres, costelinhas com Barbecue e fritas, Onion Rings e outros pratos nessa linha American Steakhouse. A casa possui música ao vivo algumas noites na semana, geralmente Pop e Rock.
Programe-se também para visitar a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ) que está nas proximidades. Uma fazenda do século XIX que após doada ao Estado se transformou no Campus da USP dos cursos de Agronomia entre outros, conheça os prédios históricos, as instalações de pesquisa e as áreas de mata preservada.
Rua do Porto
A Rua do Porto é um tradicional ponto de turismo em Piracicaba, a rua conta com diversas opções de restaurantes, dentre eles o Dezoitos ou o Restaurante do Chevette, onde os principais pratos são os peixes grelhados no tambor acompanhados de arroz e pirão.
Além disso é possível encontrar também lojinhas de artesanato e produtos locais como doces e cachaça. Aproveite também para conhecer o Engenho Central, a Ponte Pênsil, a Casa do Povoador, o Museu da Água e se estiver em um período de cheia do Rio Piracicaba é possível admirar as belas quedas d’água como o Véu da Noiva.
Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários!
* Esse texto é uma contribuição para o BarDoCelso.com feita pelo sommelier de cervejas Matheus Luccas.