As cervejas brasileiras fizeram bonito no South Beer Cup, concurso Sul Americano de cervejas realizado esse ano no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau entre os dias 21 e 24 de março. Das 220 cervejas de 20 estilos do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, foram premiadas 64, sendo 38 para produtos brasileiros e 26 para outros países.
A cervejaria Wäls, de Bele Horizonte (MG), foi um dos destaques, levando o prêmio de Melhor Cervejaria do Ano além de três medalhas de ouro: Wäls Pilsen, Wäls Brut (categorias Especial PMC) e Wäls Petroleum. Essa última é receita dos cervejeiros caseiros da Dum Cervejaria, aqui do Paraná, e foi feita em larga escala por meio de uma parceria com a cervejaria mineira.
Destaco também a participação das micro cervejarias paranaenses. Way Beer trouxe quatro premiações, sendo duas medalhas de prata (Irish Red Ale e 8S) e duas menções (Cream Porter e APA). A Bier Hoff levou dois prêmios: prata na categoria Pilsen e menção na categoria trigo. A Bodebrown levou bronze na categoria Especial com a sua Perigosa, a Klein Bier faturou medalha de prata na categoria Pale Ale e a Wensky ganhou prata na categoria Old Ale.
O júri foi formado por 23 experts no assunto, entre someliers, produtores e membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) – programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros – do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina. O único paranaense foi o sommelier de cervejas Daniel Wolff, também editor do site Mestre-Cervejeiro.com. Até onde sei, o primeiro paranaense a atual em juris de concursos internacionais de cerveja. Mas ainda vou confirmar essa informação…
Parabéns para todos os premiados e participantes do concurso!
Confira a lista completa abaixo:
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso