Aos Democratas e eu: vencedores do campeonato de tiradores de chope

Edison Vara/Divulgação
O vencedor do concurso de tirador de chope André Ramos: simpatia e estilo

A gente nunca sabe o que a vida nos reserva. Filosofia de boteco? Talvez. Mas esse é o espaço certo para isso, não é verdade.

O fato é que na segunda-feira (21) estive em Porto Alegre para acompanhar a etapa regional Sul do Brasil Master Chopp, um campeonato organizado pela Real Academia do Chopp, da Ambev, para eleger o melhor tirador de chope em duas categorias: Stella Artois Challenge e Chopp Brahma Master. Na verdade, eram três categorias. No intervalo os jornalistas presentes também participaram, competindo entre si numa categoria específica. Uma brincadeira, claro. E, para minha surpresa, eu ganhei! Será que posso dizer que sou o melhor jornalista tirador de chope do Sul do país?!

E não fui o único representante do Paraná a vencer. O André Gustavo Ramos, de 23 anos, gerente comercial do Aos Democratas, venceu a regional Sul na categoria Chopp Brahma Master e vai disputar nesta sexta-feira (25) a final brasileira em São Paulo (leia mais sobre o bar Aos Democratas no Bom Gourmet que saiu nesta quinta). Também destaco a participação de outro personagem da nossa terrinha nessa categoria. Ronald Friesen, 38, gerente do Boteco de Sampa, não ficou entre os premiados, mas teve uma participação muito boa. Aliás, a competição toda foi muito equilibrada sendo que o André se destacou pela simpatia e seu chapéu panama.

O primeiro colocado da categoria Stella foi o Gabriel Almeida Coelho, do Bar Bazkaria, de Porto Alegre. Ele também vai disputar a final nacional, da qual sai um vencedor para competir no mundial da categoria Stella Artois World Draught Master, que ocorrerá este ano em Nova York, EUA.

Na página do Bom Gourmet expliquei um pouco sobre o que é um chope bem tirado – acho que agora tenho lá um pouco de autoridade para dizer isso! -, e coloquei algumas considerações do André sobre como servir bem a bebida. Na próxima edição do caderno Bom Gourmet, que sai no dia 8 de outubro (sempre na segunda quinta-feira do mês, lembrem-se), devo fazer uma matéria explicando o passo a passo para se tirar o chope perfeito. Não percam!

Se me permitem um pouco mais de egocentrismo, posso não ter ganho o prêmio como blogueiro, mas acho que como cervejeiro estou indo bem. Acompanhem abaixo o meu mico.

Edison Vara/Divulgação
Várias etapas da competição de tiradores de chope: eu, Sarah Oliveira, que apresentou o evento, e Andrei Olardi, coordenador da Real Academia do Chopp
nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

8 comentários em “Aos Democratas e eu: vencedores do campeonato de tiradores de chope”

  1. Já pode sair do Bar do Celso virtual pro real!!!
    Um chopp bem servido não tem preço!!!

    Parabéns!!!

  2. Márcio Miranda

    Grande Celso…que orgulho conhecer o melhor tirador de chopp do sul do Brasil..hehehhehe. Rumo agora ao título nacional hein!!!! Abraço…

  3. Andrei Fontes Olardi

    Como jurado, tenho orgulho de dizer que realmente estes foram os dois melhores tiradores de chopp do Brasil, claro que cada qual em sua categoria..rs
    Forte abraço Celso!

  4. Ceeeeeelllllllsoooooo
    Que legal! Você tira choop em outras praças tb?
    Em São Paulo tem uma amiga sua que iria adorar uns bons goles com papo de qualidade e colarinho no capricho: Euzinha!
    Beijo!

  5. Pingback: Tirador de Chopp: Heineken vai eleger o melhor do país - Bar do Celso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *