Aplicativos de cerveja invadem o mundo dos celulares

Recentemente, um movimento curioso vem tomando os smartphones. Aplicativos (Apps) dedicados à cerveja, nossa querida bebida, estão invadindo o mundo da comunicação móvel e fazendo a alegria dos cervejeiros mais nerds (ou geeks, como preferirem). E não estou falando de Apps que só fazem bonito ou são engraçados, mas de coisas realmente úteis.

Divulgação

Na semana passada, ocorreu o lançamento Skol, marca da gigante das bebidas Ambev, lançou o seu. Trata-se de um programa que opera com o GPS do aparelho e localiza entre os bares e mercados mais perto do usuário aquele que tem a cerveja mais barata. O GPS Skol foi lançado em primeira mão aqui em Curitiba e está em fase de testes. Ele está disponível em versão Mobile, Site/Facebook, e por SMS – para aqueles que não possuem smartphone.

Esse web app (sim, precisa estar conectado com a internet para funcionar nas duas primeiras opções de uso) foi criado pela F/Nazca e está disponível no site e no Facebook da marca. Segundo o material de divulgação, em breve a aplicação poderá ser baixada para o celular.

Esse aplicativo me lembrou um que a Heineken lançou há muito tempo atrás, que também localizava os bares que tem o produto via GPS. No entanto, o da Skol está muito mais completo e acessível (nesses formatos não há dependência do sistema operacional do aparelho, ou seja, tanto faz se é um IOS, do iPhone, ou um Android).

Bier Tab

Lançado em março, no Festival Brasileiro da Cerveja, o Bier Tab recebeu uma atualização e repaginada no início do mês. Segundo o material de divulgação, essa primeira versão desenvolvido pela Morphy Agência Interativa era apenas um experimento exclusivo para o festival. Agora o app ganha corpo e mais funcionalidades.

O Bier Tab é construído de moda a possibilitar o compartilhamento das experiências, conhecimento e comportamento dos usuários em relação à cerveja. Com essa base de dados, os usuários também podem se orientar sobre as cervejas disponíveis, lendo recomendações e avaliações já feitas por outros. Está disponível para IOS.

Eisenbahn

Até que demorou para as cervejarias investirem nesse mercado, mas aconteceu. Em maio, a cervejaria Eisenbahn lançou o seu app. Ele é dividido em quatro áreas. Na primeira, há informações sobre a história da cerveja, os estilos e as técnicas de degustação. Há informações sobre mais de 70 estilos da bebida, segundo o material de divulgação. Na segunda, há dicas de harmonização e sugestões de combinação de mais de 100 pratos, sendo que todas podem ser compartilhadas nas redes sociais.

A terceira permite a localização dos melhores de pontos de venda da marca no país. E na quarta área, há as informações da cervejaria e seus produtos, assim como um vídeo que leva o usuário por uma visita guiada à fábrica. Aliás, o destaque aqui fica por conta da produção. Tudo é muito bonito, e há vários vídeos para ilustrar as informações. Ele está disponível apenas para IOS no site da cervejaria.

Untappd

Divulgação

Talvez um dos mais usados, o aplicativo do Untappd é um suporte bacana para a rede social do mesmo nome, totalmente dedicada à cerveja. Nele é possível, assim como no Foursquare, fazer check-in da cerveja que você está bebendo, no local onde está degustando, fazer a avalição da mesma, por pontuação ou comentários. Também a exemplo do Foursquare, é um belo espaço para as cervejarias e estabelecimentos de venda atuarem com seu marketing, oferecendo promoções.

Por ser uma rede social, quanto mais amigos seus usam, mais divertida fica a brincadeira. Está disponível em versão mobile, IOS e Android no site.

RateBeer e BJCP

Para os mais cervejeiros, aplicativos mais densos. Aqueles que querem registrar suas avaliações no site Rate Beer tem um aplicativo específico, que além de permitir o comentário e a avaliação da bebida, podem localiza-la nessa base de dados simplesmente saneando o código de barras da garrafa. Não é maravilhoso? Não achei um link para ele no site oficial, mas sei que está disponível na Apple Store e Google Play,

Para os “acadêmicos”, recomendo algo sempre útil para levar consigo: o guia de estilos de cerveja do BJCP (Beer Judge Certification Program), que é uma das instituições mundiais mais renomadas de julgamento de cervejas. Você até pode não concordar com tudo o que o guia traz, mas o material é referência, mesmo que para discordar dele. O aplicativo é simples, e traz a descrição detalhada das bebidas de forma bem organizada. Melhor do que ler em um pdf. Também não achei no site oficial, mas sei que está no Google Play e na Apple Store.

Sei que não dei conta de listar todos os aplicativos aqui.

Você conhece mais algum que possa figurar nessa lista? Comente abaixo que vou adicionando no post. Mas lembre-se: tem que ser coisa útil.

Nada de iBeer… Rs…

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

1 comentário em “Aplicativos de cerveja invadem o mundo dos celulares”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *